O treinamento de oratória empresarial possibilita que você aprenda técnicas para se comunicar com mais efetividade com as demais pessoas, principalmente em eventos, palestras e congressos.
A comunicação empresarial envolve o fluxo contínuo de informações dentro e fora das empresas. Além disso, inclui a troca de fatos, ideias, perspectivas e emoções entre dois ou mais indivíduos.
Para garantir uma comunicação eficaz, os funcionários e a gestão devem interagir entre si com o intuito de alcançar os objetivos organizacionais, levando em consideração os valores centrais da empresa.
Por isso, se você está interessado em conhecer mais sobre o treinamento de oratória empresarial, confira mais a seguir! Tenha uma boa leitura.
Quais são as competências exercitadas no treinamento de oratória empresarial?
Por meio do treinamento de oratória empresarial é possível trabalhar habilidades e competências que antes não eram exercitadas, e por isso causavam algumas falhas na comunicação.
Por isso, é tão importante que os colaboradores tenham acesso a um treinamento focado em comunicação no mundo corporativo. Conheça as principais habilidades trabalhadas a seguir!
Trabalhar as habilidades verbais
A atenção média do ser humano está diminuindo dia a dia à medida que as fontes de distração aumentaram enormemente com a frequência do uso da comunicação escrita e não-verbalizada, principalmente nos aplicativos de mensagens instantâneas.
Apesar de ser uma mudança devido à evolução natural, houve uma alteração cultural que envolve a evolução tecnológica. As pessoas estão exercitando menos suas habilidades de comunicação verbal.
Por isso, é tão importante trabalhá-la, já que atualmente manter a atenção para o que está sendo falado está cada vez mais desafiador.
Dessa forma, é necessário aprender como falar, o momento certo de falar e, principalmente, qual o tom mais adequado para que sua mensagem seja transmitida da melhor forma possível.
Não são todas as pessoas que nasceram com dom natural da comunicação, mas isso pode ser trabalhado por meio do treinamento de oratória empresarial.
No entanto, quando a comunicação não é efetiva ela pode ocasionar:
- Falhas na comunicação;
- Discussões;
- Entendimentos incorretos ou indevidos.
Por isso que você precisa ser formalmente treinado, especialmente para se comunicar de forma eficaz em um ambiente de negócios.
Exercitar a escuta ativa
A maioria das pessoas assume que falar em público se limita a falar com confiança. Mas você já se perguntou como responder quando você recebe uma pergunta complicada do público?
Provavelmente não! Por isso, é tão importante saber se comunicar e saber ouvir o seu público.
Contudo, não é apenas ouvir, mas é trabalhar a escuta ativa. Quando o seu comportamento é demonstrar que você valoriza as opiniões dos outros e está aberto a novas perspectivas.
Isso possibilita um diálogo com o público, já que ele o verá como um parceiro, estabelecendo uma relação de confiança.
Evoluir as habilidades interpessoais
As habilidades interpessoais são necessárias para as empresas, já que permitem que as pessoas analisem problemas e avaliem os méritos e deméritos de opções possíveis antes de chegar a uma solução final.
Ou seja, elas auxiliam em uma tomada de decisão mais assertiva. No entanto, a assertividade é uma qualidade subestimada na comunicação interpessoal.
Um bom gestor deve saber influenciar positivamente sua equipe e conduzi-la a atingir os objetivos da empresa.
Em vez disso, se você não fornecer orientações claras e oportunidades para esclarecer dúvidas, você terá uma equipe frustrada e insatisfeita com a cultura da empresa e, principalmente, com a sua gestão.
A assertividade é uma competência que caminha lado a lado com a negociação, todo líder precisa ser assertivo e ter o poder da negociação.
Para a resolução de conflitos, ouvir novas ideias faz parte da rotina de uma organização. Dessa forma, é importante que você aprenda a negociar de forma que equilibre e satisfaça as partes envolvidas sem comprometer os objetivos da organização.
Você sabe como ouvir ativamente?
A escuta ativa é uma habilidade que precisa ser devolvida, principalmente pelos comunicadores. Para isso, veja como praticá-la ao longo das apresentações ou reuniões:
- Permita pausas enquanto você fala para interjeições,
- Repita as palavras da outra pessoa,
- Faça perguntas para afirmar seu envolvimento na conversa e assim por diante.
A escuta ativa deve ser trabalhada e uma das maneiras de conseguir isso é por meio do treinamento de oratória empresarial, que garante as ferramentas necessárias para o aprendizado.
Quais são as habilidades desenvolvidas no treinamento de oratória empresarial?
As habilidades mencionadas acima não são as únicas importantes para falar em público. As seguintes habilidades e dicas podem torná-lo um orador ainda mais eficaz:
- Controlar a ansiedade de desempenho;
- Elaborar formulário de avaliação para entregar as participantes;
- Prender a atenção do público com uma abertura poderosa;
- Distribuir cópias dos slides com antecedência para minimizar as demandas de anotações do público;
- Manter contato visual com o público e fornecer uma presença física enérgica e animada;
- Memorizar conteúdo suficiente para que o discurso não saia como uma leitura de notas;
- Modular o tom vocal para enfatizar pontos importantes e evitar apresentações monótonas;
- Organizar o fluxo lógico para um discurso;
- Preparar exemplos relevantes para a experiência do público esperado;
- Fornecer as evidências convincentes para apoiar os temas;
- Ensaiar a apresentação revisando pontos ásperos;
- Pesquisar informações sobre as últimas tendências em um setor antes de se apresentar em um seminário profissional;
- Reafirmar pontos críticos no final de um discurso para consolidar conceitos-chave;
- Revisar o feedback e modificar a abordagem para conversas no futuro;
- Resumir os tópicos a serem abordados no início de uma palestra para fornecer contexto para os participantes.
Por que as empresas devem valorizar os colaboradores que sabem falar em público?
A arte de falar em público é necessária em qualquer ambiente, mas para as empresas ela deve ser ainda mais valorizada.
Ela é importante não somente na apresentação de discursos e palestras públicas, mas também em apresentações profissionais, eventos de treinamento e palestras motivacionais.
Consultores, treinadores, gerentes, clérigos, representantes de vendas e professores, por exemplo, todos têm motivos profissionais e pessoais para falar na frente de outras pessoas.
Um orador sem brilho pode fazer um produto ou proposta sólida parecer menos atraente, enquanto um orador polido pode adicionar fascínio a uma proposta medíocre.
A maioria das funções de nível profissional requer alguma quantidade de falar em público. Muitas vezes é necessário realizar funções como apresentar descobertas, apresentar propostas, treinar equipe e liderar reuniões.