Como fazer uma palestra motivacional para liderados

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

A resiliência e a oratória

A resiliência é a capacidade de uma pessoa enfrentar adversidades, superar situações de estresse, traumas, tragédias, crises ou problemas, e se recuperar de forma saudável

Ler mais »

Como fazer uma palestra motivacional para liderados

Saber como motivar a equipe é um dos principais objetivos de um líder de sucesso. Por isso, em alguns momentos é preciso apostar em uma palestra motivacional para liderados em busca de melhores resultados.

No entanto, deixar pessoas mais motivadas não é uma tarefa tão simples. Se a intenção é palestrar da melhor forma possível, o líder precisa estar bem preparado, saber se posicionar enquanto fala e estar familiarizado com discursos motivacionais que realmente surtam efeito.

E é sobre isso que nós iremos conversar hoje! Qual é o jeito certo de fazer uma palestra motivacional para liderados? Neste post, descubra tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Como funciona uma palestra motivacional?

Como o nome sugere, uma palestra motivacional serve basicamente para incentivar as pessoas a atingirem os seus objetivos. No caso da palestra motivacional para liderados, o propósito é quase o mesmo: impulsioná-los a alcançarem as metas estabelecidas.

Atualmente existem profissionais especializados no assunto e que são contratados para ministrar as palestras. Mas também é comum que o próprio líder exerça essa função para motivar sua equipe. No entanto, é preciso de preparação para que os liderados não confundam com uma reunião corriqueira ou um simples feedback.

Em resumo, as pessoas que ouvem a palestra motivacional precisam sair de lá com uma “pulga atrás da orelha” e muita vontade de evoluir. Se ela não for impactante, tudo que entrar por um ouvido sairá pelo outro. E esse, com certeza, não é o objetivo.

O ideal é que os liderados saiam da zona de conforto, entendam onde estão errando e o que precisa ser mudado. Porém, mais do que apresentar os problemas, é preciso apontar o caminho a ser seguido para conseguir solucioná-los.

O que não pode faltar em uma palestra motivacional para liderados?

Uma palestra motivacional não pode ser confundida com mais uma reunião de trabalho. Ela precisa ter algumas características específicas que, de fato, possam estimular os ouvintes.

De modo geral, em uma palestra não pode faltar: conexão com os liderados, um ambiente descontraído, exemplos de histórias reais, interação e, no fim, sugestões de como solucionar os problemas abordados.

O ideal é fugir totalmente de discursos rasos e padronizados. Ou seja, para atingir o objetivo, o discurso precisa fazer a diferença na vida dos colaboradores, ou não surtirá nenhum efeito.

Se for preciso, invista em um treinamento de oratória com profissionais especializados e aprenda a se comunicar melhor com a equipe que você lidera.

Quais os principais erros cometidos em palestras motivacionais para liderados?

É comum que líderes mal preparados cometam erros ao fazer uma palestra motivacional para os seus liderados. Portanto, isso pode soar como um “tiro no pé” e desmotivar ainda mais a equipe.

Separamos os principais erros cometidos nessa situação. Confira quais são e fuja de todos eles:

  • Colocar-se como alguém superior a quem está te ouvindo;
  • Falar apenas sobre si mesmo e suas conquistas;
  • Dar sermões e ficar destacando os erros de cada um;
  • Demonstrar que está bravo ou muito descontente com a equipe;
  • Usar uma pessoa como exemplo negativo ou fazer comparações;
  • Falar somente o que os liderados querem ouvir;
  • Não reconhecer o esforço e a dedicação da equipe;
  • Não indicar um caminho ou uma forma de alcançar as metas.

Evitar erros como esses já é um passo importante para que a sua palestra alcance o sucesso esperado. Por fim, você também pode reforçar que está sempre à disposição da equipe e mostrar  – na prática – que é um exemplo, e não está ali apenas para cobrar.

Como fazer uma boa palestra motivacional?

Motivar uma equipe não é tão simples quanto parece. Por isso, a palestra motivacional é uma das soluções mais efetivas e que, se for feita da maneira correta, pode transformar totalmente a mentalidade dos liderados e manter o time engajado, com tudo funcionando bem.

Mas ela só surtirá o efeito esperado se conseguir tocar de alguma forma as pessoas que estiveram ali. Por isso, separamos 4 dicas de como fazer uma boa palestra motivacional e incentivar os liderados. Confira abaixo!

1. Defina o objetivo da palestra

O primeiro passo é definir o objetivo da palestra motivacional. Afinal, todo o discurso deverá ser feito com base no que você deseja atingir. 

Por mais que você queira abordar alguns pontos importantes, não é recomendado falar sobre tudo ao mesmo tempo. 

Porque, no final, há um grande risco de as pessoas não absorverem nada. Então, antes de qualquer coisa, determine qual será a finalidade da palestra.

2. Estude os liderados

Embora a palestra motivacional seja direcionada a mais de uma pessoa é preciso cativar e atingir cada um que está ali. Todos eles precisam se sentir tocados de alguma forma e incentivados a mudar a mentalidade.

Portanto, estude os liderados e entenda quais são as suas motivações. Dessa forma, será mais fácil gerar uma conexão e fazer um discurso assertivo e impactante.

3. Conte histórias

Na The Speaker, nós sempre falamos da importância das técnicas de storytelling e como elas podem transformar qualquer discurso. E uma palestra motivacional é o momento ideal para utilizar esse recurso. Conte histórias reais, inspiradoras e convincentes.

Essa pode ser a chave perfeita para se conectar com a equipe e abordar os pontos que você precisa para engajar todos os membros.

4. Encoraje

Em entrevista à Época Negócios, o professor e filósofo Mário Sérgio Cortella afirmou que a principal causa da desmotivação é a falta de reconhecimento. De nada adianta receber um excelente salário se as suas ações na empresa não são valorizadas.

Ou seja, para fazer uma palestra motivacional não basta escolher as melhores palavras e fazer um discurso super bonito. É preciso encorajar, demonstrar atitudes motivadoras e deixar claro que você reconhece o esforço de cada um que faz parte da equipe.                                                                 

Gostou do conteúdo? Comente aqui embaixo o que você faz para melhorar a comunicação, engajar a sua equipe e montar uma excelente palestra motivacional para liderados!

Nosso blog

Últimas postagens

A resiliência e a oratória

A resiliência é a capacidade de uma pessoa enfrentar adversidades, superar situações de estresse, traumas, tragédias, crises ou problemas, e se recuperar de forma saudável

Ler mais »

Plano de treinamento corporativo

O plano de treinamento corporativo é diretamente ligado aos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento dos funcionários, assim como às estratégias e recursos necessários para atingi-los.

Ler mais »