Os CEOS com comunicação marcante

Ter CEOs com comunicação marcante em uma empresa possibilita que ela se comunique de uma forma muito mais simples com seu público e com toda sua audiência, incluindo fornecedores e investidores.

Eles entendem a força da sua palavra e sabem como usá-la da forma certa e no momento mais adequado. O CEO é uma figura que transmite a mensagem de força de uma companhia, principalmente se ela estiver em um bom momento ou atravessando uma crise ou uma fusão, por exemplo.

 No entanto, se a comunicação não for feita corretamente, pode resultar em planos que não darão resultados, atrasando os objetivos da empresa. A comunicação é uma habilidade que deve ser valorizada, principalmente em cargos de alta gestão.

Veja a seguir para saber mais sobre esse assunto e tire suas dúvidas! Tenha uma boa leitura.

O que é CEO? Como é a sua atuação na empresa?

Primeiramente antes de falarmos sobre CEOs com comunicação marcante precisamos entender um pouco mais sobre o conceito de CEO. Essa é uma sigla que significa, em tradução literal, Chief Executive Officer, ou seja, ele é o Diretor Executivo da Empresa.

Seu objetivo principal é a liderança das equipes que compõem o quadro de funcionários da companhia. No entanto, ele atua indiretamente já que obedece a uma hierarquia. Existem outros cargos que lidam diretamente com a equipe.

Por isso, seu papel na prática está mais ligado à estratégia do que ao microgerenciamento de equipes. Ele deve garantir que todas as estratégias desenhadas deixem de ser planejadas e se tornem realidade a partir da execução feita pelas equipes.

Existem CEOs com comunicação e traços marcantes, mas eles deve estar sempre antenado às principais mudanças e tendências que estão surgindo no mercado, entendendo se elas fazem sentido para o rumo que o negócio está tomando.

Quais são as qualidades de um bom CEO?

O Diretor Executivo precisa estar disposto a correr riscos que sejam mapeados e discutidos. Deve ter uma boa liderança e se preocupar com o capital humano da companhia.

Além disso, CEOs com comunicação marcante fazem a diferença no negócio, elevando a marca da empresa e se aproximando de toda a sua audiência, fora os seus colaboradores. Para a empresa, contar com um líder que seja um bom comunicador é essencial.

No entanto, existem outras características que são importantes, como:

  • Amor pelo que faz;
  • Ser intenso;
  • Ser organizado;
  • Ter resiliência;
  • Manter a calma;
  • Possuir visão estratégica;
  • Comunicar-se com excelência e clareza.

Qual é o papel do CEO nos negócios?

Além de ter um CEO com comunicação marcante, para os negócios em que ele atue em outras posições, há outras funções a serem desempenhadas garantindo que os objetivos traçados no plano de negócios sejam cumpridos. Por isso, veja como ele pode atuar na empresa a seguir.

Alinhar os valores da companhia

Por meio da comunicação o CEO precisa manter o alinhamento dos valores da empresa, além de reforçar qual é sua missão. E não apenas no discurso particular, mas em todos os discursos dos times estratégicos como vendas, marketing, entre outros.

Se ele não conseguir transmitir a mensagem da empresa, a comunicação terá uma falha grave, que pode resultar em prejuízos financeiros.

Atuar no microgerenciamento

A atuação no microgerenciamento empresarial possibilita que o Diretor Executivo entenda um pouco mais da rotina da empresa, bem como quais são os desafios que devem ser enfrentados e vencidos.

Se a equipe de vendas não está obtendo bons resultados em suas ações, é importante que ele entenda o que pode ser feito para mudar esse cenário, como:

  • Adoção de nova estratégia;
  • Investimento em tecnologia;
  • Contratação de pessoal.

Mas isso só será possível se tiver uma atuação focada no microgerenciamento, além de ser acessível para os times.

Visão estratégica

O CEO precisa estar atento a tudo que está acontecendo, mesmo lidando diretamente com os fornecedores ou estabelecendo uma comunicação mais fluida com seus clientes. No entanto, ele não pode deixar de lado a visão estratégica.

Ele deve ter o olhar de quem entende as dores e está em busca das ferramentas para melhorar o cenário. Por meio de análises, ferramentas e vivência diária, ele consegue identificar o que o seu negócio está precisando, e principalmente, quais são os anseios dos seus clientes.

Já que a concorrência nunca descansa, o seu papel também é garantir que a empresa se mantenha sempre no topo, mesmo com oscilações no mercado.

Investir em tecnologias e em pessoas

O investimento em tecnologia é inevitável, já que vivemos na Era Digital da comunicação. No entanto, de nada adianta um investimento robusto em tecnologia se o quadro de funcionários está desmotivado e insatisfeito.

Um dos bens mais valiosos de uma empresa são seus colaboradores, já que eles movem toda a engrenagem que permite que a empresa se mantenha de pé, e suas ferramentas são toda a tecnologia disponível que trabalha em conjunto com eles.

E isso precisa ser reconhecido por um bom CEO!

Quem são os CEOs com comunicação marcante?

De acordo com uma pesquisa realizada em conjunto à Negócios da Comunicação e ao Centro de Estudos da Comunicação (Cecom) com diversos jornalistas, foi divulgada uma lista com os CEOs com comunicação marcante, ou seja, que possuem uma comunicação mais efetiva com a imprensa e com o público.

Essa pesquisa e a posterior premiação, referem-se ao ano de 2021 que elencou os CEOs que mantiveram uma comunicação transparente com os jornalistas. Ao total, foram 25 mil jornalistas do Brasil inteiro que participaram da pesquisa.

Essa participação e o resultado são importantes para o mercado, pois possibilitam destacar os Diretores Executivos que possuem uma preocupação com a comunicação e com a mensagem que estão buscando transmitir.

Por isso, veja a seguir os 11 CEOs com comunicação marcante com a imprensa:

  1. Cristiano Cardoso Teixeira – Klabin;
  2. Eduardo Fischer e Rafael Menin – MRV Engenharia;
  3. Gustavo Werneck – Gerdau;
  4. João Marques da Cruz – EDP;
  5. Marta Díez – Pfizer;
  6. Paulo Camargo – Arcos Dorados;
  7. Pietro Labriola – TIM;
  8. Sergio Rial – Santander;
  9. Tânia Cosentino – Microsoft;
  10. Thomas Dubaere – Accor;
  11. Walter Schalka – Suzano.