Os CEOS com comunicação marcante

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Os CEOS com comunicação marcante

Ter CEOs com comunicação marcante em uma empresa possibilita que ela se comunique de uma forma muito mais simples com seu público e com toda sua audiência, incluindo fornecedores e investidores.

Eles entendem a força da sua palavra e sabem como usá-la da forma certa e no momento mais adequado. O CEO é uma figura que transmite a mensagem de força de uma companhia, principalmente se ela estiver em um bom momento ou atravessando uma crise ou uma fusão, por exemplo.

 No entanto, se a comunicação não for feita corretamente, pode resultar em planos que não darão resultados, atrasando os objetivos da empresa. A comunicação é uma habilidade que deve ser valorizada, principalmente em cargos de alta gestão.

Veja a seguir para saber mais sobre esse assunto e tire suas dúvidas! Tenha uma boa leitura.

O que é CEO? Como é a sua atuação na empresa?

Primeiramente antes de falarmos sobre CEOs com comunicação marcante precisamos entender um pouco mais sobre o conceito de CEO. Essa é uma sigla que significa, em tradução literal, Chief Executive Officer, ou seja, ele é o Diretor Executivo da Empresa.

Seu objetivo principal é a liderança das equipes que compõem o quadro de funcionários da companhia. No entanto, ele atua indiretamente já que obedece a uma hierarquia. Existem outros cargos que lidam diretamente com a equipe.

Por isso, seu papel na prática está mais ligado à estratégia do que ao microgerenciamento de equipes. Ele deve garantir que todas as estratégias desenhadas deixem de ser planejadas e se tornem realidade a partir da execução feita pelas equipes.

Existem CEOs com comunicação e traços marcantes, mas eles deve estar sempre antenado às principais mudanças e tendências que estão surgindo no mercado, entendendo se elas fazem sentido para o rumo que o negócio está tomando.

Quais são as qualidades de um bom CEO?

O Diretor Executivo precisa estar disposto a correr riscos que sejam mapeados e discutidos. Deve ter uma boa liderança e se preocupar com o capital humano da companhia.

Além disso, CEOs com comunicação marcante fazem a diferença no negócio, elevando a marca da empresa e se aproximando de toda a sua audiência, fora os seus colaboradores. Para a empresa, contar com um líder que seja um bom comunicador é essencial.

No entanto, existem outras características que são importantes, como:

  • Amor pelo que faz;
  • Ser intenso;
  • Ser organizado;
  • Ter resiliência;
  • Manter a calma;
  • Possuir visão estratégica;
  • Comunicar-se com excelência e clareza.

Qual é o papel do CEO nos negócios?

Além de ter um CEO com comunicação marcante, para os negócios em que ele atue em outras posições, há outras funções a serem desempenhadas garantindo que os objetivos traçados no plano de negócios sejam cumpridos. Por isso, veja como ele pode atuar na empresa a seguir.

Alinhar os valores da companhia

Por meio da comunicação o CEO precisa manter o alinhamento dos valores da empresa, além de reforçar qual é sua missão. E não apenas no discurso particular, mas em todos os discursos dos times estratégicos como vendas, marketing, entre outros.

Se ele não conseguir transmitir a mensagem da empresa, a comunicação terá uma falha grave, que pode resultar em prejuízos financeiros.

Atuar no microgerenciamento

A atuação no microgerenciamento empresarial possibilita que o Diretor Executivo entenda um pouco mais da rotina da empresa, bem como quais são os desafios que devem ser enfrentados e vencidos.

Se a equipe de vendas não está obtendo bons resultados em suas ações, é importante que ele entenda o que pode ser feito para mudar esse cenário, como:

  • Adoção de nova estratégia;
  • Investimento em tecnologia;
  • Contratação de pessoal.

Mas isso só será possível se tiver uma atuação focada no microgerenciamento, além de ser acessível para os times.

Visão estratégica

O CEO precisa estar atento a tudo que está acontecendo, mesmo lidando diretamente com os fornecedores ou estabelecendo uma comunicação mais fluida com seus clientes. No entanto, ele não pode deixar de lado a visão estratégica.

Ele deve ter o olhar de quem entende as dores e está em busca das ferramentas para melhorar o cenário. Por meio de análises, ferramentas e vivência diária, ele consegue identificar o que o seu negócio está precisando, e principalmente, quais são os anseios dos seus clientes.

Já que a concorrência nunca descansa, o seu papel também é garantir que a empresa se mantenha sempre no topo, mesmo com oscilações no mercado.

Investir em tecnologias e em pessoas

O investimento em tecnologia é inevitável, já que vivemos na Era Digital da comunicação. No entanto, de nada adianta um investimento robusto em tecnologia se o quadro de funcionários está desmotivado e insatisfeito.

Um dos bens mais valiosos de uma empresa são seus colaboradores, já que eles movem toda a engrenagem que permite que a empresa se mantenha de pé, e suas ferramentas são toda a tecnologia disponível que trabalha em conjunto com eles.

E isso precisa ser reconhecido por um bom CEO!

Quem são os CEOs com comunicação marcante?

De acordo com uma pesquisa realizada em conjunto à Negócios da Comunicação e ao Centro de Estudos da Comunicação (Cecom) com diversos jornalistas, foi divulgada uma lista com os CEOs com comunicação marcante, ou seja, que possuem uma comunicação mais efetiva com a imprensa e com o público.

Essa pesquisa e a posterior premiação, referem-se ao ano de 2021 que elencou os CEOs que mantiveram uma comunicação transparente com os jornalistas. Ao total, foram 25 mil jornalistas do Brasil inteiro que participaram da pesquisa.

Essa participação e o resultado são importantes para o mercado, pois possibilitam destacar os Diretores Executivos que possuem uma preocupação com a comunicação e com a mensagem que estão buscando transmitir.

Por isso, veja a seguir os 11 CEOs com comunicação marcante com a imprensa:

  1. Cristiano Cardoso Teixeira – Klabin;
  2. Eduardo Fischer e Rafael Menin – MRV Engenharia;
  3. Gustavo Werneck – Gerdau;
  4. João Marques da Cruz – EDP;
  5. Marta Díez – Pfizer;
  6. Paulo Camargo – Arcos Dorados;
  7. Pietro Labriola – TIM;
  8. Sergio Rial – Santander;
  9. Tânia Cosentino – Microsoft;
  10. Thomas Dubaere – Accor;
  11. Walter Schalka – Suzano.

O que você achou deste artigo? Comenta aqui! 

 

Nosso blog

Últimas postagens

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »

Técnicas de Retórica Clássica

A retórica clássica, desenvolvida na Grécia e Roma antigas, é a arte de usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva. Muitas das técnicas desenvolvidas

Ler mais »

Oratória para médicos

A oratória é uma habilidade crucial para médicos em diversas situações, tanto na prática clínica quanto em outros contextos profissionais. Aqui estão algumas situações em

Ler mais »