Treinamento para equipe de vendas: motivação não é suficiente, é preciso saber comunicar

Olá, Speakers!

Se bem é verdade que saber se comunicar bem é um pré-requisito para profissionais de todas as áreas, existem algumas atividades que dependem ainda mais dessa habilidade, como é o caso das equipes de venda das grandes, médias ou pequenas empresas.

Isso acontece porque, para vender, motivação não é suficiente, mas é preciso saber se comunicar com clareza, a fim de criar, com os clientes, uma relação de confiança. Sendo assim, além de saber se expressar de forma assertiva, aos profissionais de vendas, cabe, ainda, dominar as técnicas da oratória persuasiva.

No texto de hoje, vou falar mais sobre o treinamento em oratória direcionado a equipes de vendas, compartilhando algumas técnicas que serão úteis para todos que trabalham nessa área. Confiram!

Por que as equipes de vendas precisam de uma boa oratória?

A comunicação entre duas ou mais pessoas sempre esteve atrelada à ideia de persuasão. Isso significa que, em grande parte das vezes, utilizamos as técnicas de oratória com o intuito de convencer alguém sobre determinado assunto.

E isso, meus caros Speakers, é assim há muito tempo, já que alguns dos primeiros filósofos (mais conhecidos atualmente), entenderam que, para eles, não era suficiente ter boas ideias e teorias, mas era preciso também saber como transmiti-las, como “vendê-las”.

A comunicação está, portanto, diretamente ligada à forma como nos comunicamos e apresentamos nossos argumentos – seja no nosso cotidiano ou em alguma ocasião especial, como na hora de efetivar uma venda. Desde que surgiu como um conceito específico, a oratória está atrelada à persuasão.

Quando os profissionais estão vendendo (ou tentando vender) algum produto, estão, na verdade, vendendo uma ideia. Sendo assim, a grande dificuldade daqueles que atuam nessa área é organizar o pensamento na hora de negociar a venda de um produto. Por isso, uma boa oratória é um elemento essencial, que facilita o dia a dia de quem trabalha na área de vendas.

Como é o treinamento da The Speaker para equipes de vendas?

O nosso workshop direcionado para equipes de vendas pode ser feito na modalidade in company, que é totalmente customizado para atender demandas específicas de cada empresa.

Nesse treinamento, trabalhamos os pilares principais para uma boa comunicação, especialmente em situações que demandam exposição de fala.

Sendo assim, durante o workshop na The Speaker, além do suporte teórico sobre técnicas de oratória, são propostas práticas de apresentações, para que o conteúdo possa ser, de fato, apreendido.

Entre os aspectos trabalhados nos treinamentos para equipes de vendas, destacamos:

– Transformação total do padrão comunicativo dos colaboradores;

– Colaboradores capazes de organizar seu raciocínio e estruturar suas ideias numa sequência lógica e assertiva em todos os tipos de exposição de fala;

– Alinhamento de discurso: todos os colaboradores da equipe de vendas se apresentam de maneira alinhada à identidade coorporativa;

– Colaboradores aptos a apresentar a empresa/uma ideia/um produto de modo claro, assertivo e rápido.

Como ser um bom vendedor?

Durante nossos treinamentos com equipes de vendas aqui na The Speaker, o que mais percebo é que os profissionais dessa área têm amplos conhecimentos sobre os produtos e sobre a marca que representam e, para eles, não falta entusiasmo na hora de conversar com os clientes.

Por isso, o grande problema é a dificuldade de organizar o raciocínio e conseguir transmitir todo esse conhecimento e entusiasmo para os clientes e potenciais compradores. Dessa maneira, posso dizer, sem medo de me equivocar, que uma das habilidades centrais dos bons vendedores é, portanto, a capacidade de se comunicar de forma organizada.

É por isso que, logo no título deste artigo, faço questão de ressaltar que motivação não é suficiente. Para transmitir confiança aos potenciais clientes, é fundamental saber organizar o discurso e, assim, se comunicar de um modo que seja, ao mesmo tempo, interessante e eficaz. Para que isso aconteça, é importante ter uma boa apresentação pessoal, boa postura, saber usar a voz e gesticular.

Investir em treinamentos de oratória para a equipe de vendas é uma tendência das empresas que já entenderam a enorme importância da comunicação para o sucesso de qualquer empreendimento.

Avalie este post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami