Curso de oratória avançada para executivos

Os gestores não precisam apenas falar bem. Eles precisam saber se comunicar de forma clara, assertiva, persuasiva e com muita convicção. E é por isso que existem cursos específicos de oratória avançada para executivos.

Não que esses profissionais mereçam tratamento diferenciado ou dicas que nenhuma outra pessoa possa ter. O motivo é bem simples: para eles a oratória tem muita força. Executivos são influenciadores que encaram grandes responsabilidades diariamente e lidam com vários tipos de pessoas, desde colaboradores até outros executivos bem mais experientes.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Continue conosco e entenda por que existem treinamentos especiais de oratória para executivos. Boa leitura!

O que é curso de oratória avançada para executivos?

Podemos definir a oratória como a habilidade de falar bem em público, de forma convincente, eloquente e assertiva. Ninguém nasce com essa competência, ela precisa ser trabalhada e desenvolvida para chegar ao nível esperado.

Diferente do que algumas pessoas pensam, a oratória não é destinada apenas para profissionais que lidam com grandes públicos diariamente. Ela é importante para todas as pessoas que pretendem se comunicar bem e que buscam o desenvolvimento constante, principalmente no âmbito profissional.

No entanto, para alguns grupos, essa habilidade não é apenas relevante, ela é fundamental e, na maioria das vezes, até obrigatória. E é por isso que existem treinamentos mais exclusivos.

O curso de oratória avançada para executivos é um deles. Ele é direcionado especificamente para os profissionais que exercem cargos de alta gestão em determinada empresa ou organização. Ele aborda pontos importantes na comunicação de um líder e trabalha formas certeiras de desenvolvê-los.

Como o curso funciona?

Naturalmente, existem vários cursos de oratória avançada para executivos, dentro e fora do Brasil. Cada um deles tem propostas diferentes, mas o objetivo é sempre o mesmo: aprimorar as capacidades de comunicação das autoridades que atuam em organizações, sejam elas grandes ou pequenas.

Na The Speaker, por exemplo, nós temos um curso chamado “C Level” que é direcionado para esse público. Nele, os problemas são identificados, soluções certeiras são apresentadas e os três pilares da comunicação de um líder (persuasão, influência e liderança) são desenvolvidos.

Os aprendizados são intensos e direcionados especificamente para executivos. Por isso, ensina coisas importantes para o dia a dia de um gestor, como a roteirização de discursos, técnicas para dar bons feedbacks, controle de estresse, empatia na hora de expor as ideias e participação em lives e vídeos nas redes sociais.

Mas o mais importante é que o curso de oratória avançada para executivos é certeiro em trabalhar soluções que priorizam a realidade em que o gestor vive no seu dia a dia, sempre buscando formas eficientes de prepará-lo para as demandas que ele precisa lidar.

Quais são os benefícios do treinamento de oratória avançada para executivos?

A comunicação e a oratória para executivos são mais importantes do que parecem. Isso porque se comunicar bem faz parte das atribuições diárias deles. Funcionários, parceiros de outras empresas, investidores, clientes, outros líderes e a imprensa são apenas alguns dos públicos com os quais eles precisam lidar com frequência.

Portanto, um bom treinamento de oratória avançada pode transformar a maneira que um executivo se comunica com cada uma dessas pessoas. Além disso, ele terá acesso a outros benefícios, como:

  • Maior capacidade de influenciar;
  • Facilidade em dar entrevistas e falar com a imprensa;
  • Persuasão na hora das negociações;
  • Controle das emoções ao lidar com situações de exposição;
  • Diálogo assertivo com diversas pessoas em qualquer situação;
  • Mais confiança ao apresentar novas ideias e projetos;
  • Consegue organizar discursos e falar em público sem medo;
  • Aumento da credibilidade perante parceiros e outros executivos, internos ou externos.

Vale a pena investir em um curso específico para executivos?

Talvez algumas pessoas pensem que todos os profissionais que ocupam cargos de alta gestão já saibam se comunicar muito bem, afinal, a comunicação faz parte da rotina deles. Contudo, não é bem assim que funciona. Há quem diga que a oratória é um desafio para executivos, justamente por alguns acreditarem que ela é um dom e não uma habilidade.

E é por isso que um curso de oratória avançada é tão essencial para profissionais como eles. Por mais falantes, extrovertidos e desenrolados que sejam, sempre há pontos que precisam ser melhorados para chegar à excelência.

Um líder que transmite ideias com clareza e objetividade consegue alcançar melhores resultados e são capazes de influenciar de forma positiva. Além de conseguir se preparar para situações como improvisação, exposição e discursos inesperados.

Ou seja, um curso de oratória não só vale a pena como é fundamental para executivos que pretendem melhorar a comunicação e treinar habilidades que contribuam com seu papel de líder exemplar.

Como encontrar um bom curso de oratória avançada para executivos?

Com tantas alternativas, pode até parecer fácil encontrar um bom curso, mas é preciso ter cautela na escolha. Um treinamento de oratória avançada para executivos considerado excelente precisa seguir alguns cuidados para ser realmente assertivo.

Certamente, profissionais com cargos de alta gestão têm um dia corrido, a agenda sempre cheia e muitos desafios para lidar diariamente. Perder tempo com um curso que não seja o ideal pode ser uma grande frustração.

O curso ideal precisa trabalhar de forma individual e personalizada, identificando o problema e apontando as melhores soluções. Além disso, o treinamento precisa ser rápido e ir direto ao ponto, com poucos encontros, mas que gerem grandes resultados.

Por fim, a dica é se autoavaliar e tentar entender o que precisa ser melhorado. Dessa forma, fica bem mais fácil encontrar um bom curso e garantir uma boa evolução.