Curso de oratória: o que você vai aprender?

Olá, Speaker!

A procura por cursos de oratória aumentou significativamente nos últimos meses. Afinal, os impactos por não saber se expressar bem estão sendo cada vez mais sentidos pelos profissionais: sejam eles de qualquer área ou cargo.

Não há como fugir: se você não souber se comunicar de forma eficaz, será MUITO difícil ter sucesso em sua carreira. Sem falar, ainda, nas inúmeras dificuldades que farão parte da sua vida pessoal.

A procura tão alta por cursos e treinamentos em oratória também tem outra razão: a necessidade de se adaptar ao online e a todos os desafios que ele implica, como reuniões, webinários, conferências, lives, gravação de vídeos…

Mas, afinal, o que você vai aprender em um curso de oratória? É o que explico neste artigo. Boa leitura!

Curso de oratória: o que você vai aprender?

Já está clara a importância de dedicar tempo e esforços para aprimorar as habilidades relacionadas à comunicação e à oratória, tanto no âmbito presencial quanto no online. A oratória tem três pilares centrais:

– A mensagem: aquilo que você fala, o conteúdo que você transmite

– A expressão corporal: seus gestos, postura, olhar…

– A expressão vocal: a forma como usa a sua voz

Em um curso de oratória, você vai aprender técnicas para aperfeiçoar esses três pilares centrais e, assim, dar potência à sua fala, à sua expressão. Entre essas técnicas, podemos citar:

– Como organizar a sua fala

Para inspirar, convencer, vender, emocionar ou informar, uma fala precisa ser bem organizada. É através dessa organização que o público compreende bem o que está sendo dito.

Organizar a fala é garantir que tudo o que fará parte da sua mensagem esteja em sintonia, que haja uma conexão e uma sequência lógica unindo todas as informações e trechos que você quer transmitir.

Na The Speaker, desenvolvemos um método específico para a organização do conteúdo.

– Como planejar introduções

Introduções são os momentos mais importantes de uma apresentação, um discurso, uma negociação – sejam eles presenciais ou online. É nos primeiros minutos que a audiência decide ou não prestar atenção no que será dito.

É também nessa etapa inicial que as pessoas costumam ter suas primeiras impressões sobre você, comunicador. Por isso mesmo, para potencializar a sua imagem, é fundamental planejar boas introduções.

Há muitas regras para introdução, mas elas só farão sentido se estiverem condizentes com o seu contexto. No curso de oratória, você saberá fazer essa distinção.

– Como aplicar a oratória persuasiva

Precisamos ser persuasivos todo o tempo: no debate de ideias com colegas de trabalho, na venda um produto ou serviço, em uma entrevista de emprego, na hora de dialogar com nossos liderados…

Conhecer as principais técnicas da oratória persuasiva é, portanto, uma das ações mais importantes na comunicação. Em um bom curso de oratória, você terá acesso a essas ferramentas e aprenderá a aplicá-las adequadamente.

– Como gravar vídeos

Vídeos são o novo palco. Grande parte das apresentações em público deste ano tiveram que acontecer através da internet e essa mudança parece ser uma tendência que veio para ficar.

Gravar vídeos passou a ser, então, uma habilidade requerida aos mais diversos profissionais:

– Aos líderes que precisam gravar uma mensagem corporativa

– Aos professores durante as aulas remotas

– Aos profissionais que precisam gravar treinamentos online

– A todos aqueles que querem ter uma boa presença na web

Por esse grande protagonismo do digital e dos vídeos especificamente, os bons cursos de oratória também focam nessa habilidade: a de gravar vídeos, IGTV, stories, lives e tantos outros formatos que se popularizam nos últimos tempos.

– Como cuidar e potencializar a sua voz

O segundo pilar da oratória é, como vimos, a voz. Logo, a expressão vocal não pode ser deixada de lado em um treinamento de comunicação. A voz é um instrumento que deve ser utilizado da melhor forma.

Quanto às técnicas da voz, é importante saber:

– aplicar silêncios e pausas ativas

– alterar o tom de voz em trechos estratégicos

– encontrar um ritmo de fala confortável

– empostar a voz em situações de exposição

Além dessas e outras técnicas, em um curso de oratória, você aprenderá a cuidar da sua voz, com exercícios de aquecimento e hábitos mais saudáveis no cotidiano.

– Como gesticular enquanto fala

Chegamos ao terceiro pilar: a linguagem corporal. Dessa linguagem, fazem parte os gestos, a postura, o olhar, a maneira como você enquadra a sua câmera no online, roupa e outros aspectos.

Durante o seu curso de oratória, você aprendera a solucionar umas das maiores dúvidas quanto à linguagem corporal: como gesticular de uma maneira autêntica e harmonizada com a sua fala, o seu conteúdo.

Afinal, como escolher um curso de oratória?

Agora, você já sabe o que vai aprender em um bom curso de oratória, mas como escolher esse treinamento e saber a modalidade que melhor atende às suas necessidades e expectativas?

Com o aumento da procura por treinamentos em oratória, também cresceu o número de cursos oferecidos. Por isso mesmo, é fundamental ter alguns cuidados na hora de escolher. Os principais deles são:

Conheça os responsáveis pelo curso, o que estudaram, sua trajetória, o quanto estão aptos para ensinar sobre comunicação;

– Garanta que todos os três pilares (conteúdo, voz e expressão corporal) sejam trabalhados durante o treinamento;

– Procure opiniões de pessoas que já fizeram o curso e veja suas impressões;

– Prefira treinamentos que também tenham profissionais de áreas complementares: fonoaudiólogos, preparadores vocais, roteiristas e outros afins;

Evite decidir considerando apenas o preço.

 

Bem, Speaker, até aqui, você viu o que se aprende em um bom curso de oratória e o quanto é importante que os três pilares da comunicação – mensagem, voz e expressão corporal – sejam protagonistas nesse treinamento.

Aqui na The Speaker, temos cursos em diferentes modalidades, mentorias, treinamentos para empresas, cursos em idioma estrangeiro… Entre em contato com a gente e te ajudaremos a decidir qual é a melhor para você! Seja speaker!

 

Clique para dar sua nota!
Avaliações: 0 - Avaliação média: 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *