Existe uma habilidade que você deve aprimorar para ser bem-sucedido em sua carreira. Qual é ela?

Olá, Speaker!

Você provavelmente já deve ter ouvido o nome Warren Buffet, especialmente quando o assunto é personalidades mais influentes e bem-sucedidas dos últimos tempos. Buffet tem, hoje, 88 anos e é CEO da Berkshire Hathaway. Na Revista Forbes, seu nome sempre aparece nas listas das pessoas mais ricas do mundo.

Bem, por que eu estou contando isso para você? Em uma entrevista recente, Buffet disse que existe uma habilidade que as pessoas precisam aprimorar, caso queiram ser bem-sucedidas. Sabe qual é essa habilidade? Saber se comunicar melhor!

Segundo Buffet, sem uma boa comunicação, é impossível convencer as pessoas sobre algo, mesmo que tenhamos certeza sobre aquilo que dizemos e conseguimos ver o que outros nem sempre veem. De acordo com estudos feitos pelo Carnegie Institute of Technology, apenas 15% do sucesso financeiro de alguém são resultados de habilidades técnicas. Os outros 85% estão ligados às soft skills, que incluem a capacidade de comunicar e liderar.

Neste artigo, separei quatro habilidades para uma comunicação de alto nível, especialmente no ambiente corporativo, que, segundo Buffet, são indispensáveis para alcançar sucesso profissional. Confira!

  1. Informação confiável e atual

Hoje em dia, somos bombardeados por informações todo o tempo, especialmente pelas redes sociais ou a internet de modo geral. Esse acesso tem uma infinidade de vantagens, mas, ao mesmo tempo, traz consigo alguns perigos, sendo que o maior deles é a divulgação de informações equivocadas, incompletas ou desatualizadas.

Dessa forma, para ser bem-sucedido e também para poder se comunicar com eficiência, é indispensável esforçar-se para conhecer bem todos os fatos dos quais iremos falar, evitando embasar nossos argumentos em suposições ou em dados equivocados.

Na comunicação com outras pessoas, fazemos suposições todo o tempo. Julgamos, ainda que inconscientemente, a maneira como o outro se expressa e o que esse outro defende. Nesses casos, e especialmente no ambiente corporativo, não se limitar a acreditar apenas nessas suposições e, realmente, buscar informação sobre o que escutamos é um cuidado essencial.

  1. Saber dar um feedback eficiente

Parte importante do processo comunicativo é o feedback. Aqueles que ocupam cargos de gerência ou administração precisam saber dar feedbacks eficientes, assertivos e que sejam úteis para quem o recebe.

Embora seja algo relativamente comum no cotidiano dos profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho, nem todos têm as ferramentas necessárias para dar bons feedbacks e acabam cometendo erros que não apenas prejudicam a comunicação com colegas, clientes e liderados, mas que também dificultam a execução de projetos e a evolução de um grupo de trabalho.

Para dar bons feedbacks, alguns cuidados são imprescindíveis, sendo eles:

– Focar no rendimento e não no indivíduo

– Embasar em fatos e dados e não em opiniões

– Falar de forma clara e eficaz, evitando mal-entendidos

– Utilizar o feedback como uma estratégia para ajudar o outro a crescer e não como um castigo ou crítica destrutiva

  1. Ouvir os outros com atenção

Comunicar-se bem vai MUITO além de falar com eficiência. Obviamente, saber expressar nossas ideias com clareza e defender nossos argumentos de modo contundente são habilidades de um bom comunicador. No entanto, há outra para a qual nem todos dão a mesma atenção (e que é tão importante quanto): saber ouvir.

Desenvolver habilidades de escuta atenta é crucial para uma série de fatores, como, por exemplo, para gerenciar crises, para construir uma relação de confiança com liderados e colegas, conhecer os anseios de um cliente e traçar estratégias de contra argumentação quando necessário.

Ouvir os demais é, antes de tudo, um hábito que demonstra educação e inteligência. Educação porque prestar atenção nas pessoas enquanto dialogamos com elas é o mínimo que podemos fazer. Inteligência porque é apenas escutando o outro que o conhecemos verdadeiramente e, através desse conhecimento, saberemos como comunicar com esse alguém de forma realmente eficaz e produtiva, sendo persuasivos e interessantes quando for a nossa hora de falar.

  1. Usar a voz com inteligência

A comunicação depende, em grande parte, da forma como nos comunicamos e isso inclui o modo como usamos a nossa voz, que é uma importante ferramenta comunicativa.

Prestar atenção para a velocidade na qual costumamos falar (se muito lenta ou demasiado rápida) é um cuidado que precisamos ter para compreender se a nossa audiência nos entende como gostaríamos ou se tem dificuldades de assimilar aquilo que dizemos.

Um dado interessante, segundo Dinna Van Natten, especialista em linguagem corporal, é que o número ideal de palavras em uma conversa é de 170 a 190 por minuto. Falar muito menos que isso pode entediar o ouvinte e ultrapassar muito as 190 palavras por minuto pode prejudicar o entendimento do nosso interlocutor.

Obviamente, não temos que contar mentalmente quantas palavras falamos por minuto. Isso seria impossível. Mas é importante, sim, estarmos sempre atentos quanto a esse aspecto, procurando nos acostumar a um ritmo de fala agradável – tanto para nós quanto para com quem estamos nos comunicando.

Dentro desse tópico, vale a pena lembrar que os outros aspectos da linguagem não-verbal – incluindo o contato visual, a gesticulação e as expressões faciais que adotamos enquanto nos comunicamos com os outros – também precisam ser utilizados com sabedoria para que sejamos bons comunicadores.

 

Uma das conclusões que podemos chegar depois de tudo o que vimos neste artigo é que não há mais dúvidas entre os especialistas e influenciadores: a comunicação é, hoje, a habilidade mais importante para quem quer se destacar na trajetória profissional e, por que não, na vida pessoal.

Se você está descontente com a forma como se comunica com os demais, considere fazer um treinamento em oratória para trabalhar os principais pilares de uma boa comunicação e desenvolver essa habilidade.
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