Negociação e oratória

Speakers! Como vocês estão?

Por muito tempo, a oratória era tida como o poder de persuadir. Hoje, depois de muitas modificações na forma como consumimos e produzimos informações, a oratória persuasiva ainda é um pilar importante para uma boa comunicação.

Persuadir é, em suma, lograr que o outro entenda nossos próprios argumentos. Longe de ter como intenção principal a de obrigar os demais a pensarem como nós, a oratória persuasiva utiliza de estratégias comunicativas para que, ao transmitir nossos argumentos, façamos isso de um modo claro e, sobretudo, interessante.

Saber negociar é uma habilidade à qual todos nós iremos recorrer algum dia, em diferentes situações. No entanto, em algumas profissões, a negociação é a atividade central. Nesses casos, a necessidade de saber aplicar a oratória persuasiva é ainda maior, já que, numa negociação, saber persuadir é um requisito importante.

No nosso artigo de hoje, vou falar um pouco mais sobre negociação e oratória, com algumas técnicas eficazes para melhorar a comunicação persuasiva. Confiram!

O mito do negociador nato

Com a capacidade de ser um bom negociador, acontece algo similar à habilidade de falar bem. Ainda hoje, há aqueles que partilham da falsa ideia de que falar bem é um dom e, como tal, já se nasce sabendo ou não.

Da mesma forma, há quem ainda pense que um bom negociador já nasce com essas habilidades, como se a capacidade de negociar fosse uma característica que as pessoas simplesmente têm ou não têm.

Tanto para a oratória, quanto para a negociação, é preciso esclarecer uma vez mais: saber falar bem e saber negociar NÃO são dons. Ao contrário, são habilidade adquiridas com estudos e, sobretudo, com a prática.

Sendo assim, não é nenhum exagero dizer que todos podem se tornar bons negociadores, desde que recebam os conhecimentos necessários e possam colocar em prática esses conhecimentos.

Afinal, o que é negociar?

Quando falamos em negociação, muitos automaticamente imaginam uma grande venda. No entanto, “negociar” não se restringe a apenas vender um produto ou serviço. No nosso dia a dia, estamos negociando todo o tempo: nas relações pessoais e no trabalho.

Um arquiteto que mostra um projeto para um cliente está negociando. Um publicitário que apresenta suas ideias para seus colegas está negociando. Um liderado que pede aumento de salário para o seu chefe está negociando. Por tudo isso, saber negociar, entendendo a relação entre negociação e persuasão, é tão importante para todos nós.

Como ser um bom negociador?

Já sabemos que negociar faz parte da vida de todas as pessoas, por diferentes razões. Mas, afinal, como ser um bom negociador? Abaixo, listei alguns aspectos fundamentais para uma boa negociação. Vejamos!

  1. Falar com clareza

Para que a outras pessoas aceitem nossos argumentos e ideias, é preciso, antes de mais nada, que esses argumentos e ideias tenham sido compreendidos por elas. Por isso, falar com clareza durante uma negociação é um dos itens mais importantes.

Organizar o próprio raciocínio é a chave para que o discurso tenha sentido e, mais que isso, seja interessante para os demais. Sendo assim, pense no que você vai falar com os outros, mas também na forma como pretende se comunicar, ok?

  1. Esteja informado

Quem nunca ouviu a expressão “contra fatos, não há argumentos”? Embora simplista, esse ditado popular ainda tem muito sentido e, na negociação, isso não é diferente. A melhor maneira de persuadir alguém é mostrando a esse alguém dados concretos, opiniões relevantes e informações recentes sobre o assunto em questão.

Dessa maneira, ao estarmos informados, damos o primeiro passo para que a negociação se limite a uma discussão de ideias e que não se estenda ao campo pessoal, num debate apenas de opiniões.

  1. Saiba dizer não

Parte essencial de uma negociação, independente do seu contexto, é saber falar não quando necessário. Para muitas pessoas, especialmente em ambientes de trabalho, existe uma constante necessidade de agradar aos demais, o que acaba impedindo dizer não quando necessário.

Ter uma posição firme não significa ser grosseiro ou impor vontades, mas, sim, lograr defender seus argumentos quando pertinente e não abrir mão de ideias apenas por medo de desagradar outras pessoas.

  1. Seja honesto

Esse tópico está diretamente relacionado ao anterior. Por muitos e muitos anos (e até hoje, para algumas pessoas), o ato de negociar era confundido com a habilidade de dizer meias verdades e ocultar intenções, como um jogo de cartas.

Atualmente, os grandes empresários já explicam que ser honesto é uma das formas de ter sucesso em uma negociação. Esclarecer, desde o princípio, quais são os objetivos do negócio e o que se quer obter é a melhor ideia, deixando de lado os chamados “blefes”, que só prejudicam e tornam mais longo o processo de negociação. Ir direto ao ponto, como se costuma dizer, ainda é a forma mais eficaz de se negociar.

  1. Não se esqueça da comunicação não-verbal

Durante uma negociação, as pessoas levam em consideração uma variedade de aspectos, como a forma com que o outro se comunica, sua simpatia e empatia, sua segurança… entre outros. Por isso, ter em mente que a imagem que transmitimos depende, em grande parte, da nossa linguagem não-verbal, é muito importante.

Quando digo linguagem não-verbal, me refiro a, por exemplo, postura, voz, expressões faciais e olhar. Numa negociação, assim como em outras situações de exposição de fala, procure manter a postura ereta, saiba utilizar a sua voz, mantenha contato visual e harmonize suas expressões com o que você está dizendo.

 

Como dissemos no começo deste artigo, ser um bom negociador é algo que se conquista. A negociação e a oratória andam lado a lado. Por isso, se você precisa aprimorar suas habilidades de negociação, invista seu tempo para impulsionar a sua comunicação.

Para uma orientação direta, entre em contato com a nossa equipe. Conheça nossas opções de cursos e não deixe de acompanhar outros artigos no nosso blog. Te esperamos!

5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami