Oratória e Vida Amorosa: Como saber se comunicar pode lhe ajudar em relacionamentos afetivos.

Speakers queridos, como estão? Espero que bem!

Hoje não vamos falar sobre empresas… sobre mundo corporativo, sobre apresentações, nem sobre laringe, faringe, voz e dicção… Hoje vamos falar sobre algo muito importante em nossas vidas… Vamos falar sobre o CORAÇÃO!

Sim, isso mesmo. Muitas pessoas nos perguntam se saber se comunicar bem pode ajudar-nos em relações interpessoais.

Gente, peraí, sério?! Isso é mesmo uma dúvida?!

Oh My God Wow GIF - Find & Share on GIPHY

Nossos relacionamentos são 100% baseados no modo como nos comunicamos com nosso parceiro. A comunicação não só “pode ajudar”, mas é ela o alicerce, a base, o principal pilar que sustenta um relacionamento.

Sempre digo em meus treinamentos que “guerras são iniciadas e terminadas através de palavras”. E que “o primeiro passo de um relacionamento é sempre o oi que alguém diz”. Relacionamentos nascem, se desenvolvem e morrem a partir de tudo que é conversado entre o casal.

Quando falo “comunicação” não quero dizer só as palavras que falamos, mas tudo que comunicamos, através do corpo, dos gestos, do olhar. E tudo que comunicamos quando estamos em silêncio.

Sim, meu caro Speaker, o silêncio é sim parte fundamental da comunicação. Engana-se quem acha que uma mensagem não respondida não é uma resposta. O silêncio, a ausência de palavras, a ausência de resposta, já é sim, uma bela de uma resposta!

Em um relacionamento, tão importante quanto as palavras ditas, é tudo que comunicamos sem falar nada. Em nossos treinamentos sempre mostramos aquele gráfico que mostra que 55% de nossa comunicação é feita através da linguagem não verbal. Agora vamos pensar o peso disso em um relacionamento afetivo.

Em um relacionamento, como há um convívio intenso entre duas pessoas, a linguagem não verbal funciona como uma lente de aumento. A pessoa que está sempre ao nosso lado, tem maior facilidade em ler nossos sinais. Qualquer respiro profundo, qualquer olhar diferente, ou virgula que foi dita de uma fora inesperada é interpretada verozmente por aquele que escolhemos estar em nosso lado. E porque isso?

Porque em um relacionamento amoroso, passamos tanto tempo ao lado de alguém que aprendemos a interpretar, ou mesmo “ler” melhor aquela pessoa. É muito mais fácil saber o que seu marido acha do novo restaurante assim que vocês entram, do que perceber isso em um estranho.

My Love Ily GIF by i-love-you - Find & Share on GIPHY

Portanto, quando falamos em relacionamento afetivos, é mais importante ainda que estejamos atentos muito mais no “como” nos comunicamos.

A entonação vocal, os gestos, o modo como escrevemos mensagens de texto… Tudo isso pode ser determinante para mantermos um relacionamento harmonioso, ou pode também sentenciar nosso relacionamento para sempre.

Como um curso de oratória vai me ajudar em meus relacionamentos?

Você já ouviu falar em Inteligência Relacional?

Relacionamentos são mais felizes quando há boa comunicação

É um conceito que explica a necessidade de sabermos manter relações interpessoais para podermos ter uma carreira sólida e de prosperidade. A capa da Você SA.

desta semana mostra o assunto, e enfatiza a importância de sabermos nos comunicar para mantermos relacionamentos e o quanto isso pode ser fundamental em nossas profissões.

Agora vamos pensar um pouco nos relacionamentos, mas os afetivos. Um curso de oratória vai lhe ajudar a saber quais são as “pecinhas” que você pode ajustar para ter um bom domínio de sua comunicação. Ajudará você a ler as outras pessoas e também criar maior consciência sobre o modo como você se comunica. Ajudará você ter mais “jogo de cintura” em algumas situações constrangedoras que podem acontecer com qualquer pessoa em qualquer tipo de situação.

Vai ajudar você trabalhar sua timidez. Vai ajudar você a ganhar confiança e ter maior segurança na hora de ter uma conversa difícil. Pode ajudar você a ser mais transparente, conseguir expor mais seus sentimentos.

Melhorar nossa comunicação é imprescindível para melhorarmos nossos relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais. Invista em conhecimento, estude, aprenda, procure se conhecer e observe com atenção o feedback que seus colegas e relacionamentos afetivos enviam para você durante suas conversas. Quando nos conhecemos melhor podemos ter relações mais verdadeiras e assim, uma vida de mais sucesso.

Seja para melhorar suas relações no trabalho ou mesmo na sua vida pessoal, um curso de oratória vai trazer auto conhecimento pra sua vida, e com certeza, um bom curso irá fazer você se transformar em uma pessoa melhor e mais assertiva.

5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami