Suas apresentações estão densas e repletas de dados? Conheça o datastorytelling e impulsione a sua fala!

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Suas apresentações estão densas e repletas de dados? Conheça o datastorytelling e impulsione a sua fala!

Olá, Speaker! 

A análise estatística e o tratamento de dados são algumas das competências mais buscadas pelas empresas, já que números e tendências acabam sendo fatores determinantes para a tomada de decisões e podem interferir diretamente no sucesso ou no insucesso de projetos. 

Mas engana-se quem pensa que lidar com dados se resume a apenas ter, em mãos, números relativos a um contexto determinado. Mais que isso, é preciso saber interpretar esses dados e, ao mesmo tempo, poder expressá-los de forma acessível aos demais. 

Nessa etapa – a de expressar dados e suas interpretações –, a comunicação é essencial. Afinal, para isso, conseguir ter uma fala atrativa, acessível e profissional é o grande desafio. 

A técnica do datastorytelling é uma ferramenta que transforma e impulsiona exposições orais, especialmente aquelas nas quais há um denso conteúdo, pautado em números, estatísticas e dados. O que é essa técnica? E como aplicá-la? É o que veremos neste artigo. Siga a leitura e conheça essa importante estratégia para as suas próximas apresentações! 

Datastorytelling: o que é? 

Para entendermos o que é o datastorytelling, é importante saber que essa técnica vem de outra, da qual falamos com frequência aqui no blog: a storytelling. Storytelling é, basicamente, contar uma história. 

Em apresentações em público, assim como outras situações de exposição de fala, contar uma história significa brindar um conteúdo muito mais interessante e inspirador para o público. Ao contar uma experiência própria ou de outros, por exemplo, o que se logra é gerar muito mais empatia, além de ser uma forma eficaz de organização de pensamento e estruturação do conteúdo. 

O datastorytelling, por sua vez, é a aplicação das técnicas da storytelling, mas direcionadas para conteúdos com grande número de dados, estatísticas e números. Em outras palavras, nas exposições orais cujo tema central é a interpretação de dados, essa ferramenta altera significativamente a percepção das pessoas, tornando a análise numérica muito mais acessível e palpável. 

O datastorytelling, quando aplicado, impulsiona a capacidade de interpretação de dados, especialmente formulando, através deles, algumas narrativas, inserindo-as em um contexto próximo à audiência e utilizando tais dados para alterar a percepção das pessoas sobre o que está sendo dito e apresentado pelo comunicador. 

De forma resumida, o datastorytelling é a união entre dois âmbitos diferentes, mas relacionados: a comunicação e a análise de dados. Por isso mesmo, essa técnica não é sinônimo do chamado data visualization (visualização de dados), já que, muito além de mostrar dados, conta-se uma história, uma narrativa, a partir deles, munindo-os de sentido. 

Por que aplicar o datastorytelling em suas próximas apresentações?

Os números e estatísticas são importantíssimos. Em alguns contextos, como, por exemplo, nos balanços de rendimento de um setor ou de uma empresa, eles são o foco principal de uma apresentação. No entanto, ao final de uma exposição oral, as pessoas tendem a se lembrar MUITO mais das histórias que ouviram do que dos dados propriamente ditos. 

Assim sendo, para que sejam compreendidos e assimilados pela audiência da forma mais eficaz possível, é indispensável, ao comunicador, a habilidade de apresentar estatísticas e números adequadamente, conseguindo inseri-los em contextos palpáveis e, mais que isso, criando narrativas interessantes e coerentes a partir deles. 

Ler, analisar e argumentar com dados são três competências que impactam positivamente a performance dos profissionais que as utilizam. E, vale lembrar: não são importantes apenas para quem lida com a análise e interpretação de dados diretamente e recorrentemente, mas para todos, independente da área na qual atuam. 

Para utilizar, portanto, o datastorytelling em suas próximas apresentações, alguns passos são importantes, sendo eles:

  1. A seleção dos dados utilizados, atentando-se para que o volume de estatísticas e números não seja excessivo. Caso contrário, tais números não terão todo o impacto que poderiam ter, caso tivessem sido apresentados de uma forma mais seletiva e organizada.

 

  1. Atente-se para a parte visual: o uso de slides é um tema polêmico, quando pensamos em apresentações em público. Há aqueles que abominam completamente o seu uso. No entanto, em apresentações cujos conteúdos têm muitos dados, slides podem ser ótimos aliados. Além de organizar melhor a apresentação desses números, tem, ainda, um reforço visual importante. 

 

  1. Personifique dados e informações muito técnicas. Em outras palavras, aplique o datastorytelling propriamente dito. Utilizar a experiência de algum personagem para contar uma história ou mesmo compartilhar alguma experiência pessoal, se for o caso, são opções interessantes. De uma forma ou de outra, não devemos esquecer de que as pessoas tendem a se sensibilizar mais quando há um contexto por trás dos números, muito mais tangível e próximo da realidade que possuem. 

 

  1. Saiba usar a sua linguagem não-verbal: a forma como você se comporta no palco, o uso da voz, seus gestos e sua postura também interferem na percepção que a audiência terá e do quão bem compreenderá o que foi dito. Nas apresentações com alto conteúdo numérico e estatístico, há algo sobre o uso da voz que precisa ser destacado: a necessidade de usar os silêncios. Dar um tempo (consciente) para que o público capte e interiorize o que foi dito, antes de que novos dados sejam apresentados é fundamental. 

 

Para desenvolver e aprimorar as técnicas de datastorytelling e de storytelling, um treinamento em oratória é um diferencial. Entre em contato com a gente para conhecer as modalidades dos nossos cursos e veja aquela que melhor atende às suas necessidades! 

Nosso blog

Últimas postagens

Entrevista de Desligamento

Uma entrevista de desligamento pode ser muito mais do que um simples protocolo ao final da jornada de um colaborador. Se bem conduzida, ela é

Ler mais »