Olá, Speakers!
Tudo bem com vocês?
Quando pensamos nas principais dúvidas de quem faz apresentações em público, uma das mais comuns é sobre usar ou não os slides.
Na verdade, o uso dessa ferramenta traz opiniões divergentes, sendo que algumas escolas de oratória desaconselham veementemente apresentações com PowerPoint (PPT) ou outros tipos de programas para a projeção de textos e imagens.
Afinal, usar ou não usar slides em minhas apresentações? São eles estratégias para prender a atenção do público? E, se opto pelos slides, qual a maneira correta de utilizar essa ferramenta durante minha exposição oral?
O post de hoje é sobre esse assunto tão importante para os comunicadores e aqueles que lidam cotidianamente com situações de exposição de fala. Tire todas as suas dúvidas sobre o uso de slides antes da sua próxima apresentação!
Slides: usar ou não usar?
Para tirar essa dúvida, é preciso, antes, entender a enorme importância de nos sentirmos seguros e confiantes durante uma apresentação em público.
Muitas pessoas têm medo de situações de exposição de fala e, por isso, se sentem ansiosas e nervosas quando estão em frente à plateia.
Há uma série de fatores que contribuem significativamente para que esse tal medo de falar em público, que assola a muitas pessoas, diminua. O primeiro deles é, sem dúvidas, estar preparado para apresentações, através de treinamentos com profissionais capacitados em comunicação e oratória.
Outros aspectos estão relacionados ao que se pode ou não fazer para tentar controlar o nervosismo e, para muitas pessoas, os slides são ferramentas eficazes para isso. Afinal, se acontecer algum “branco” (lapso de memória), ter o slide em mãos pode ser um grande diferencial.
Por outro lado, o uso de slides também cumpre outras funções, mesmo se o comunicador não tem medo de falar em público e se sentiria seguro sem essa ferramenta. Isso acontece, por exemplo, quando o conteúdo da exposição oral é muito técnico e os slides podem ser uma forma de mostrar dados e números de uma forma mais assertiva.
“Livia, então devo usar ou não os slides em minhas apresentações?” Depende, Speakers. Se essa ferramenta for importante para a sua apresentação – seja porque você se sentirá mais seguro ou porque o número de dados e informações é alto –, use-a.
Como usar os slides na minha apresentação?
Se você decidir usar os slides durante a sua apresentação em público, é importantíssimo garantir que eles sejam aliados – e não “muletas”. Há uma enorme diferença entre usar o PPT como um complemento ou tê-lo como o que segura a sua apresentação, ok?
Sendo assim, antes de mais nada, tenha em mente que, mesmo se você for usar os slides, é preciso estar informado sobre o assunto da sua fala e continua sendo fundamental praticar a sua apresentação com antecedência.
Bom, alguns cuidados na hora de utilizar os slides são:
- Prefira imagens a textos.
As escolas mais modernas de oratória (que seguem as tendências do modelo TEDx) aconselham destinar os slides para o uso de imagens – e não de textos. Uma imagem muitas vezes transmite a mensagem com uma eficácia maior que o texto, já que prende mais a atenção do público. Além disso, por não haver, nesse caso, a necessidade de ler o que está no slide, o público não desvia o olhar do comunicador por muito tempo.
Se você realmente prefere usar textos nos slides, esteja atento para os cuidados dos quais falaremos nos tópicos seguintes.
- Evitar sobrecarregar os slides, usando parágrafos muito longos e uma quantidade excessiva de texto.
Na verdade, Speakers, a melhor forma de utilizar o slide como aliado (e não como muleta) é restringir o conteúdo do texto presente nesses slides a títulos, subtítulos ou palavras-chave do tópico que será abordado. Nesse caso, o slide serve como um script, para você e para o público.
Ainda sobre os textos, não use fontes com serifas (aquelas muito rebuscadas e difíceis de ler à distância), nem em tamanhos muito pequenos. Tudo isso distrai as pessoas que estão na plateia, prejudicando a sua apresentação.
- Não leia os slides!
Grande parte da polêmica sobre usar ou não slides está relacionada ao fato de que, ao usar essa ferramenta inadequadamente – com grandes quantidades de texto, por exemplo –, o comunicador tender a ler o slide. E isso, Speakers, é um grande equívoco.
Ao ler o que está escrito no slide, toda a naturalidade da performance do comunicador se vai e a apresentação é bastante prejudicada. Interromper o contato visual e demonstrar insegurança em relação ao conteúdo da apresentação são alguns dos problemas consequentes desse hábito.
- Pense na estética dos seus slides.
Geralmente, o melhor caminho é deixar para fazer os slides por último, quando o roteiro da sua apresentação já estiver pronto e você já tiver praticado a sua fala algumas vezes. Assim, você identifica o que é melhor inserir nos slides e como essa ferramenta pode impulsionar a sua fala – e não prejudicá-la.
Quando o conteúdo dos seus slides já estiver definido, pense na identidade visual. Dedicar um tempo para aprimorar a estética dos slides é fundamental. Uma boa dica é não usar excessivamente efeitos de transições, já que eles soam muito amadores. Outro aspecto que merece atenção é a necessidade de que seja obedecido um padrão em todos os slides, com harmonia de cores, fontes e tamanhos de fontes.
- Esteja atento em relação à parte técnica.
Quando você se planeja para usar os slides, pode ser frustrante caso algum problema técnico o impossibilite de recorrer a esse recurso, não é mesmo? Por isso, para evitar surpresas desagradáveis, não deixe a responsabilidade de checar equipamentos apenas para a organização do evento.
Chegue com antecedência ao local da sua apresentação e verifique se está tudo funcionando direitinho. Além disso, antes do dia do evento, pergunte à equipe da produção se há projetores e notebooks disponíveis ou se você terá que usar o seu.
Evitar qualquer tipo de problemas é um modo eficaz de controlar o nervosismo. Pense nisso!
Ainda tem dúvidas sobre o uso de slides? Entre em contato com a gente!