7 erros que podem estragar a sua apresentação

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

7 erros que podem estragar a sua apresentação

Oi, Speaker!

Você prepara a sua fala, dedica um tempo para praticar, mas, quando chega o dia, comete um ou mais desses 7 erros que podem estragar a sua apresentação e prejudicar a sua performance. Já imaginou?

Pois bem, além de saber o que fazer para planejar uma boa apresentação, é indispensável também saber o que evitar para garantir que tudo saia como o esperado. 

Siga a leitura e descubra quais erros são esses e, claro, o que fazer para não os cometer em suas próximas apresentações! 

1. Desorganização de ideias

Para que uma apresentação tenha o impacto desejado, é imprescindível que esteja bem organizada. Afinal, é desse modo que a audiência irá compreender e assimilar tudo o que está sendo dito.

Diante disso, um dos grandes erros que podem estragar a sua apresentação é, justamente, a desordem na maneira como você transmite a sua mensagem, expõe seus argumentos e opiniões.

Como evitar: crie um roteiro para a sua fala, garantindo que todos os tópicos tenham ligação entre si e que obedeçam a um raciocínio lógico.  

2. Slides densos 

Nas apresentações em público, os slides devem ser um complemento e não o ponto central da fala do comunicador. Na lista de erros que estragam apresentações, os slides densos, com grandes quantidades de texto, devem constar. 

Como evitar: prefira utilizar imagens ou a palavras-chaves nos slides! 

3. Problemas na linguagem corporal

Você não se expressa apenas pelo que diz. A forma como se veste, para onde o seu olhar está direcionado, sua postura, voz e gestos também comunicam algo. É importante, então, garantir que esse “algo” seja o que você quer. 

Um conteúdo excelente, bem elaborado, pode acabar sendo ofuscado por gestos exagerados, por exemplo. Da mesma forma, para apresentações presenciais, é preciso saber como se movimentar no palco e para onde olhar.

Como evitar: desenvolva e aprimore habilidades ligadas à linguagem não-verbal, tanto no online quanto no presencial. 

4. A máscara da neutralidade

Você já ouviu falar sobre a “máscara da neutralidade”? Ela nada mais é do que o hábito de manter a mesma expressão facial o tempo todo durante uma apresentação. Nada de sorrisos ou expressões tristes: o mesmo semblante neutro constantemente. 

Na comunicação, é preciso harmonizar o que você diz com o que você expressa através dos seus semblantes. Se está falando sobre algo alegre, sorria! Caso esteja abordando um tema delicado, adote uma expressão mais séria. 

Como evitar: antes da apresentação, grave-se em vídeo e identifique se há harmonia entre sua fala e suas expressões, fazendo os ajustes necessários. 

5. Falar o tempo todo de si

Não há nada de errado em compartilhar sua trajetória pessoal em uma apresentação (sempre que isso estiver adequado ao contexto). Contudo, é um risco falar de si de forma excessiva. 

A audiência pode interpretar essa escolha de uma maneira negativa e criar resistência a tudo o que você disser na sua apresentação. 

Como evitar: planeje sua fala com antecedência e tente dosar o quanto fala sobre si, sempre de acordo com seu objetivo e com as características da sua apresentação e do seu público-alvo. 

6. Não saber usar a sua voz

Se você já assistiu a uma apresentação na qual o comunicador falou baixo demais, devagar demais ou rápido demais, sabe o quanto esse uso inadequado da voz pode ser incômodo e dificultar a assimilação do conteúdo. 

Por essa razão, procure aprender a usar a sua voz. Isso inclui:

– Adotar um ritmo de fala confortável para você e para os outros

– Definir o melhor volume de voz

– Variar o tom de voz em trechos estratégicos

– Saber aplicar as pausas 

Como evitar: conhecendo sua voz e entendendo o que fazer para potenciá-la durante uma apresentação. 

7. Online: enquadramento equivocado

No online, um erro comum e que estraga a apresentação é o enquadramento inapropriado. Um plano muito aberto ou muito fechado, por exemplo. Esse erro (inocente à primeira vista) influencia muito a performance do comunicador.

Como evitar: opte por um enquadramento que mostre desde um pouco acima da sua cabeça até abaixo dos seus cotovelos. 

Nosso blog

Últimas postagens

Entrevista de Desligamento

Uma entrevista de desligamento pode ser muito mais do que um simples protocolo ao final da jornada de um colaborador. Se bem conduzida, ela é

Ler mais »