Altos cargos demandam alta performance em oratória

Olá, Speaker!

Um discurso considerado eficaz é organizado para agregar credibilidade ao que está sendo dito.

E na atual dinâmica do mercado, o que antes estava compulsório aos cargos mais elevados, tornou-se uma exigência em todas as funções. Afinal, as pessoas que sabem produzir bons argumentos e expressar com clareza suas ideias têm maiores chances de serem compreendidas, reconhecidas e de influenciar os demais.

Uma boa oratória proporciona relacionamentos de qualidade, aumenta a credibilidade no emprego e abre portas de maneira geral, revelando oportunidades incríveis.

No mercado de trabalho, sem dúvidas, é um diferencial contundente e quem almeja um alto cargo precisa estar ciente que esta habilidade deve estar afiada.

No entanto, pesquisas revelaram que 60% dos brasileiros possuem alguma trava ou medo em situações de falar em público. Mas tal capacidade pode ser desenvolvida e aprimorada com prática, dedicação e orientação adequada.

Dominar a oratória é falar de maneira objetiva, clara, certeira e envolvente. Para atingir objetivos elevados, as técnicas de oratória guiam a maneira como será preparado o discurso e a apresentação.

Muitos treinamentos são realizados, estudo da respiração, trabalhos de postura e melhora da dicção, utilização adequada de movimentos e linguagem corporal, aprendizado de recursos audiovisuais e tecnológicos que somam valor ao propósito estabelecido, entre outros.

A busca constante por melhorias e a prática, errando e acertando, irão potencializar a capacidade estratégica, criativa e original que cada um possui dentro de si.

Qual é a importância da comunicação de alta performance?

Em ambientes corporativos, dominar a comunicação é um grande diferencial, pois é impensável uma liderança sem essa capacidade.

E esta tem sido uma competência altamente apreciada pelas empresas em seus recrutamentos.

Frente aos liderados, possuir habilidades na comunicação é crucial e através das técnicas de oratória, um líder é capaz de atrair, persuadir e ganhar confiança da sua equipe e demais colaboradores, se tornando um exemplo, uma fonte de inspiração.

Um profissional capacitado para manter uma comunicação eficiente no ambiente de trabalho, contribui na implementação de ações estratégicas, melhora o desempenho do setor que lidera e garante uma produtividade maior de toda equipe. Isso é notório.

E a The Speaker vem acumulando cases diversos nesse sentido.

Motivos para dominar a oratória na vida profissional

A oratória fornece instrumento para expressar os talentos por meio da comunicação e ajuda a construir autoestima e autoconfiança para expor ideias sem medo de não conseguir se fazer entender.

Não são poucos os casos em que as pessoas têm algo importante a dizer, algo de valor para oferecer, mas por medo de não conseguir se expressar à altura de suas ideias, simplesmente se calam.

Eliminar o medo de falar em público, aumentar a credibilidade, impulsionar a carreira, dominar a linguagem corporal e melhorar os relacionamentos, são motivos bastante sólidos para que  alguém se determine a treinar, aplicar e dominar a oratória.

Treinamento em oratória amplia networking

No mundo coorporativo, o networking é a forma de ampliar o círculo social e criar oportunidades. Executivos e líderes precisam de convicção e de segurança nos seus discursos, pois a capacidade de falar com entusiasmo e paixão evidencia os líderes.

Portanto, dominar a oratória abre caminhos profissionais e é um instrumento imprescindível para gerenciar equipes e guia-las aos resultados esperados.

O domínio e segurança sobre um assunto, a entonação da voz, linguagem não verbal e outros fatores transmitem credibilidade à audiência, o que é fundamental para que suas ideias não sejam apenas entendidas, mas seduzam.

Assim sendo, o poder de comunicação precisa estar desenvolvido e funcionando em perfeita harmonia nas pessoas que ocupam cargos de liderança.

Benefícios do treinamento em oratória

O treinamento em oratória melhora a eloquência e ajuda a transmitir confiança, melhorando o desempenho em reuniões, apresentações e outros tipos de exposição de fala, incrementando o poder persuasão e conquistando o respeito e vontade dos seus liderados e ouvintes.

O que um curso de oratória pode trazer para o aluno?

Por meio de uma apurada metodologia, a The Speaker permite que seus alunos expressem a autoridade que reflete o domínio do tema ou assunto que desejam apresentar.

São inúmeros os pontos trabalhados e desenvolvidos durante a capacitação, como: superação da timidez, insegurança, bloqueios ou medos no momento de falar, postura adequada, aperfeiçoamento da voz e da fala, conhecimento de como conquistar a empatia do ouvinte, capacidade de argumentação, capacidade de atrair a atenção das pessoas, além de reflexões sobre autoestima e confiança.

Conclusão

Altos cargos demandam alta performance em oratória, pois precisam convencer e estimular pessoas, dar feedbacks, além de constantemente resolver conflitos e tomar de decisões importantes.

Ser hábil em expressar suas ideias em palavras adequadamente escolhidas, e expor seus talentos contribuindo para o sucesso daquilo que tiver assumido como missão e responsabilidade, são aspectos que podem ser desenvolvidos com constante atualização e treinamento e profissionais especializados.

 A oratória bem trabalhada amplifica o resultado positivo e promove a adesão das suas ideias pela maioria, conferindo ao profissional um potencial fortemente valorizado nas esferas empresariais, de gestão e de liderança.