Altos cargos e a oratória

Saber se comunicar de forma clara e eficiente é um desafio para muitas pessoas que conquistam altos cargos e ainda não possuem domínio na oratória. A boa notícia é que essas habilidades não são inatas e podem ser conquistadas com bastante treino e dedicação. É possível perder o medo de falar em público.

Quem ocupa um cargo de liderança sabe que é necessário muito mais do que um currículo atraente ou o domínio das técnicas. De nada adianta ser um profissional competente sem saber “vender o seu peixe”. Por essa razão, diversos profissionais em cargos de alta gestão estão procurando por treinamentos em oratória para si e para os seus funcionários.

Uma boa comunicação é essencial, não importa qual cargo a pessoa ocupe. Mas é inegável a importância de uma boa oratória para aquelas pessoas que ocupam os cargos mais altos de uma empresa, afinal, são elas quem vão representar seus interesses, entrar em contato com os clientes, fazer apresentações e outras atividades.

Mas afinal, por que a oratória é importante para quem ocupa os cargos de alta gestão? Vale a pena investir em um curso na área? Preparamos um artigo sobre esse tema respondendo a essas e a outras perguntas. Não pare a leitura!

Altos cargos e a oratória: por que ela é importante?

Em primeiro lugar é importante definir o que é oratória. Ela é, basicamente, o conjunto de técnicas usadas para falar bem em público. E falar bem é muito mais do que apenas fazer um discurso previamente decorado, sem levar em conta aspectos importantes como a linguagem corporal, o tom de voz, o público e outros aspectos.

Pode-se dizer que uma pessoa fala bem em público quando ela sabe se expressar corretamente, usando o tom de voz mais adequado, levando em consideração o público que ouvirá o discurso e transmite a sua mensagem de forma clara e eficaz.

Muitas pessoas acreditam que falar bem em público é um dom ou uma habilidade inata e travam diante da ideia de ter de falar para muitas pessoas. Felizmente, qualquer pessoa, por mais tímida que seja, consegue desenvolver suas habilidades comunicativas e conquistar uma boa oratória.

Mas por que uma boa oratória é importante para quem ocupa os altos cargos dentro de uma empresa? Quais benefícios o desenvolvimento dessa habilidade pode trazer para quem ocupa os cargos de liderança?

Quem ocupa esses cargos, não importa a área em que atua, precisa estar em contato constantemente com os chefes, clientes e também com os demais funcionários. Para isso é necessário transmitir confiança e credibilidade. Saber se vender é essencial nessas situações.

Além disso, o líder precisa saber transmitir a sua mensagem de forma clara e objetiva. De nada adianta um discurso bonito, cheio de palavras difíceis, dados e outras informações irrelevantes ao público, não é mesmo? Um bom discurso é aquele que é compreendido por quem o escuta.

Altos cargos e a oratória: quais são os benefícios?

Desenvolver as habilidades comunicativas, incluindo a oratória, pode trazer diversos benefícios a qualquer profissional, independentemente do cargo que ocupe. Entretanto, para aquelas pessoas que ocupam os altos cargos de uma empresa, eles são ainda mais evidentes, afinal, saber se comunicar vai muito além de fazer um belo discurso diante de um público.

Autoconfiança

Ao procurar desenvolver as habilidades comunicativas, a pessoa aprende a organizar as ideias para transmiti-las da melhor forma possível e também aprende a lidar melhor com as próprias emoções. Dessa forma, essa pessoa acaba se tornando mais autoconfiante e perde o medo de falar em público.

Credibilidade

Ao ganhar autoconfiança, a pessoa passa a se mostrar mais confiante para os outros e também a demonstrar um maior domínio sobre um determinado assunto. Isso faz com que a sua credibilidade aumente. Não dá para confiar em quem não confia em si mesmo, não é?

Melhorar o relacionamento interpessoal

Uma boa comunicação é um dos pilares mais importantes para ter um bom relacionamento com as pessoas. Ter uma boa oratória ajuda a se tornar uma pessoa mais amistosa e melhora consideravelmente o relacionamento interpessoal.

Como cada área pode se beneficiar com a oratória?

Se comunicar é uma necessidade de cada profissional e independe da área que ocupe. Entretanto, é inegável que a oratória pode ajudar os profissionais que ocupam cargos de alta gestão em algumas situações que fazem parte do dia a dia dessas profissões.

Gestão de Pessoas

Uma boa oratória pode trazer diversos benefícios para quem trabalha como Gestor de Pessoas. Isso porque esse profissional precisará manter uma boa comunicação não somente com o departamento de Recursos Humanos, mas também com os demais funcionários, candidatos a uma vaga na empresa, chefes e outros.

Gestão de Projetos

Não é porque um profissional ocupa um cargo mais técnico e estratégico que ele não precisa ter uma boa oratória. No caso do Gestor de Projetos, por exemplo, ele precisará dessa habilidade para elaborar melhor seus argumentos e apresentá-los de forma clara e objetiva aos demais funcionários.

Economia e Finanças

Uma dificuldade muito comum encontrada por profissionais que trabalham na área de Economia e Finanças é transmitir as informações necessárias como dados, resultados alcançados e outros, de maneira que quem não trabalha na área consiga entender.

É preciso ter excelentes habilidades comunicativas para adequar a sua mensagem e fazer com que todos que a escutam possam entender sem maiores dificuldades.

Liderança

De todos os profissionais, os líderes talvez sejam os que mais se beneficiem com o aperfeiçoamento das habilidades comunicativas, dentre elas a oratória. Um líder precisa falar em público com frequência e mais que apenas transmitir a sua mensagem, ele precisa fazer isso de maneira que inspire e motive os demais funcionários.

Além disso, esses profissionais precisam representar os interesses da sua empresa, falar com possíveis investidores, clientes e outros e, para isso, é necessário que ele tenha bastante autoconfiança, seja persuasivo e transmita muita credibilidade.

Marketing e vendas

Poder de persuasão, autoconfiança e credibilidade são qualidades essenciais a todos os profissionais que trabalham na área de Marketing e Vendas e um curso de oratória pode ajudar a conquistar ou até mesmo a aprimorar essas qualidades.

Ao trabalhar as habilidades comunicativas, esses profissionais aprenderão a lidar melhor com suas emoções e, ao fazer isso, ganham autocontrole e autoconfiança. Com isso, eles transmitem mais credibilidade e, por consequência, se tornam mais persuasivas.

Gostou do artigo? Quer aprender a se comunicar melhor? Então acesse o nosso blog e confira mais conteúdos como esse!