Oratória para executivos

Saber se comunicar de forma clara e eficiente é uma habilidade essencial não somente para aqueles que ocupam um cargo de alta gestão, mas para todo profissional, não importa o seu cargo. Entretanto, a oratória para executivos é ainda mais importante. Não há como desempenhar bem um papel de liderança sem saber se comunicar.

Falar em público com clareza e assertividade parece ser algo simples e fácil para muitas pessoas. Quase como se fosse um dom ou um talento. Para outros, no entanto, é algo extremamente difícil e que causa muita ansiedade e medo. Felizmente as habilidades comunicativas podem ser aperfeiçoadas e aprendidas.

Mas por que um executivo deve se preocupar em desenvolver uma boa oratória? Qual é a importância da oratória para executivos? Preparamos um artigo respondendo a essas e a outras perguntas. Não pare a leitura!

Oratória para executivos: por que ela é importante?

Desenvolver as habilidades comunicativas é essencial para todo mundo e não somente no campo profissional, mas para manter um bom relacionamento com as pessoas no geral. Porém, para um executivo a oratória tem um peso a mais, afinal, este profissional precisará dela para enfrentar diversas situações que acontecem dentro da sua empresa.

Um bom líder precisa saber lidar com seus clientes, funcionários, chefes e, para isso, uma boa comunicação é essencial. E isso vai muito além de simplesmente falar, dar ordens e pronto. É preciso saber como falar, cuidar da sua linguagem corporal, e principalmente: ouvir o que o outro tem a dizer. Sem isso, dificilmente o líder conseguirá atingir os seus objetivos.

É importante que o executivo procure desenvolver suas habilidades comunicativas, especialmente a sua oratória, porque sem elas ele perderá credibilidade e não conseguirá se expressar com a eloquência e a clareza necessárias para lidar com as situações comuns no dia a dia de uma empresa, como reuniões, palestras, entrevistas e outros.

Além disso, um bom líder precisa inspirar e motivar seus funcionários. Dificilmente ele conseguirá fazer isso sem uma boa oratória. Um líder que não sabe se comunicar não transmite profissionalismo, confiança ou seriedade.

Oratória para executivos: quais benefícios ela traz?

Desenvolver a oratória traz diversos benefícios não somente para executivos ou profissionais que ocupam ou desejam ocupar um cargo de liderança. Muitos deles, inclusive, podem beneficiar a empresa e demais funcionários. A seguir, listamos alguns deles:

Aumento da credibilidade

Uma boa oratória faz com que a pessoa se comunique de maneira mais confiante e assertiva. Isso faz com que ela demonstre um maior conhecimento sobre o assunto e, por consequência, os ouvintes acabam confiando mais nessa pessoa.

Mais persuasão

Quando um líder não desenvolve suas habilidades comunicativas, muitas vezes ele acaba assumindo em seus discursos uma postura mais insegura, retraída e até mesmo menos profissional. Dificilmente uma pessoa assim conseguirá motivar e inspirar seus interlocutores, não é mesmo?

As pessoas tendem a confiar mais em quem se mostra mais confiante. Por essa razão, ao desenvolver uma boa oratória, as pessoas acabam tornando-se mais persuasivas também e isso é cada dia mais essencial para profissionais que ocupam cargos de alta gestão como gerentes, supervisores e executivos.

Autocontrole

Desenvolver as habilidades comunicativas, mais especificamente a oratória, traz mais autoconfiança porque através dela será possível melhorar a linguagem corporal, o tom de voz e outros itens necessários para transmitir suas ideias de forma clara e assertiva. Ao fazer isso, a pessoa aprende a controlar suas emoções e a lidar com elas de forma mais sadia.

Ao lidar melhor com suas emoções, a pessoa acaba percebendo que falar em público pode não ser tão difícil como ela imagina. Aos poucos, ela vai perdendo o medo e falando em público de maneira cada vez mais natural.

Por que investir em um curso de oratória?

Investir em um curso de oratória para executivos traz diversos ganhos não somente para o profissional, mas para a empresa como um todo. Saiba mais por que vale a pena o investimento em um bom curso de oratória para executivos a seguir:

Gestão de Pessoas

Ter uma boa oratória e saber se comunicar com eficiência é essencial para a área de Gestão de Pessoas. Isso porque o gestor em questão precisará manter um diálogo não somente com o departamento de Recursos Humanos, mas também com os demais funcionários da empresa e também com candidatos a uma vaga dentro da empresa.

Além disso, esse profissional precisará usar das suas habilidades comunicativas para resolver possíveis conflitos entre funcionários e precisará manter uma boa comunicação com os demais profissionais que ocupam cargos de alto escalão.

Gestão de Projetos

O executivo da área de Gestão de Projetos se beneficiará com um curso de oratória para planejar e coordenar a execução de projetos da melhor forma possível. Não é porque um profissional desempenha um papel mais estratégico, como é o caso do Gerente de Projetos, que ele não vai precisar se comunicar de maneira clara e eficiente com os demais funcionários.

Economia e Finanças

Engana-se quem pensa que profissionais da área de Economia e Finanças não podem se beneficiar com um curso de oratória. Esses profissionais precisam saber se comunicar não somente com os cargos de alta gestão, mas também com os demais funcionários da empresa e precisa fazer isso de forma clara, para que todos entendam.

Além disso, é necessário que o profissional tenha excelentes habilidades comunicativas para divulgar os resultados de uma empresa aos funcionários de forma que eles se sintam motivados e inspirados a continuar trabalhando.

Liderança

Um bom líder é aquele que motiva e inspira os demais funcionários a fazer um bom trabalho. Para isso, é necessário uma excelente oratória. Assim, profissionais que ocupam cargos de liderança precisam frequentemente representar os interesses da empresa e, para isso, é preciso que ele transmita autoconfiança e credibilidade em suas palavras.

Marketing e vendas

A oratória pode ser muito útil para profissionais da área de Marketing e vendas porque ela ajuda o profissional a ter mais autoconfiança e controlar melhor suas emoções. Isso faz com que a pessoa transmita mais credibilidade e, por consequência, se torne mais persuasiva, qualidades fundamentais para profissionais dessa área.

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