Case de Oratória: Reserva

Reserva

No ano passado, fomos contratados pela Reserva, uma empresa que está “dando o que falar” com seu projeto social conduzido por Rony, fundador da marca. A demanda veio de uma das sócias da marca Claudia, que gostaria de desenvolver a comunicação de sua equipe de compras. Essa equipe sentia muita dificuldade em situações de exposição de fala, principalmente negociação.

Claudia percebeu que a equipe enfrentava problemas para negociar, conversar com fornecedores, e por isso muitas vezes acabavam até mesmo trazendo prejuízos na hora de fechar negócios, pois nem sempre conseguiam a melhor negociação.

As pessoas da equipe se sentiam despreparadas em situações que envolviam exposições de fala e não conseguiam estruturar o pensamento da forma ideal.

Como foi o workshop?

O workshop, que aconteceu no Rio de Janeiro, durou quatro horas. Nesse tempo, trabalhamos com as 15 colaboradas da Reserva alguns elementos básicos de uma boa comunicação, dando ênfase, sobretudo, na estruturação do raciocínio.

Nessa parte, trabalhamos a técnica de mapa mental adaptada para situações de exposição de fala (método autoral da The Speaker). O objetivo desta técnica é ajudar as pessoas se organizarem para qualquer tipo de exposição de fala, evitando aprofundamento em demasia ou discursos muito superficiais.

Na etapa final, com a técnica do mapa mental já aprendida, propusémos uma série de simulações e dinâmicas em grupo. Nessa fase, a equipe pôde fazer diversos exercícios de encenação, inclusive com a gestora da área, que as ajudou a todo momento a entender como aplicar a técnica na realidade delas. A equipe conseguiu trazer o máximo de proximidade com a realidade, falando até nome de alguns interlocutores mais complicados e tirando diversas dúvidas sobre como responder perguntas difíceis ou pessoas com dificuldade de comunicação.

Conseguir organizar o pensamento foi uma de nossas prioridades com a equipe da Reserva. A intenção era prepará-las para qualquer tipo de situação que exige exposição de fala.

Quais foram os resultados do workshop?

Ao final do workshop, as integrantes da equipe de vendas da Reserva estavam aptas para se comunicarem de forma assertiva e menos reticente. Agora, sabem aplicar os conceitos da comunicação não-verbal, conseguindo utilizar a voz como uma ferramenta comunicativa e estando atentas para a expressão corporal.

Uma das etapas mais importantes do treinamento foi, sem dúvidas, a fase das dinâmicas. Afinal, aqui na The Speaker, sabemos que, para trabalhar as habilidades de oratória, não é suficiente se concentrar na teoria. A prática é essencial!

Além de ter sido uma oportunidade de treinar a comunicação com clientes e fornecedores, o workshop ajudou a melhorar a comunicação dentro da equipe, já que as pessoas que participaram do treinamento acabaram trabalhando em grupo, ajudando umas às outras e contribuindo para a evolução de todo o setor.

Confira abaixo os depoimentos das participantes e da Cláudia Moraes, contratante:

https://www.youtube.com/watch?v=sDPFQxPPDuU&list=PL5bnFsygqgBLCAaNyz2-LBUUD-UZ0-k1D&index=2

 

 

 

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