Como as mensagens de textos podem detonar seu relacionamento amoroso (e os cuidados para que isso não aconteça).

 

Gente, mensagens de textos podem ser o grande mal do século quando falamos em relacionamentos amorosos!

Estou cansada de ver pessoas que utilizam-se de mensagens de texto para falar de assuntos extremamente delicados… Todos nós sabemos ou conhecemos alguém que já terminou um relacionamento  amoroso através de mensagens de texto. Mas, porque digo que o texto pode ser o mal do século?

As pessoas ainda não entenderam o quanto podem destruir um relacionamento se passarem a se comunicar maior parte do tempo via textos, principalmente em momentos e assuntos delicados…

Porque não devemos usar o texto para tratar assuntos delicados?

  1. Ficamos a mercê da interpretação do leitor

Ou seja, a mesma frase pode ser interpretada de diversas maneiras, e isso quem decidirá é a pessoa que está lendo. O texto abre margem para diversas interpretações. Por mais que você tenha escrito uma mensagem amigável, dependendo do modo como escreveu, seu parceiro pode achar que você está brava. É isso que o texto faz conosco, abre margem para diferentes interpretações. Quando utilizamos nossa voz, temos maior controle sobre a entonação e a ênfase que queremos dar naquela mensagem.

  1. Tudo que você escrever será usado contra você

O texto fica escrito. Registrado. P-a-r-a-s-e-m-p-r-e.

As famosas DRs acabam virando assunto de mesa de bar quando as amigas resolvem ler as trocas de mensagens com seu namorado no dia da fatídica briga. Tudo que é escrito fica documentado.

Aliás, não sei se você sabe meu caro Speaker, mas atualmente mensagens de texto são utilizadas até em julgamentos para comprovar e argumentar com juízes em brigas e processos de divórcio e separação.

Por isso, se você estiver mais estressado e resolver dizer tudo que estava entalado através de uma mensagem de texto, pense duas vezes.  Tudo que você escrever poderá ser usado contra você.

  1. Você pode parecer frio.

A modulação vocal pode nos ajudar a trazer leveza em nossa comunicação. No entanto, o texto, muitas vezes acaba fazendo nossa mensagem parecer pesada, ou fria, mesmo quando nossa intenção não era esta. Vamos pensar numa frase:

“Quero conversar com você ainda hoje, Ricardo”.

Pense a quantidade de interpretações que uma pessoa pode fazer com esta única frase. Sim, uma delas é você parecer frio, ou sério.

  1. Você pode ser interrompido durante uma digitação.

 Você estava digitando e terminando ainda um assunto quando de repente a outra pessoa lhe questiona algo. Você precise decider se termina aquela frase que estava escrevendo ou se responde de imediato o questionamento da outra pessoa. Quando estamos conversanco om alguem pessoalmente, ou mesmo ao telefone, podemos pedir que a pessoa aguarde terminarmos de falar, mas no caso do texto, isso é mais dificil. Pense quantos raciocínios ao meio não acabamos fazendo por causa dessas interrupções e indagações que acontecem enquanto digitamos?!

  1. Outras pessoas podem ler o que você escreveu.

Ok, você pode ser super cuidadoso com relacao seu celular. Você usa enha, impressão digital e faz tudo que pode para que ninguém leia suas conversas… Mas… será que a pessoa que está do outro lado é assim também?!

Hoje em dia, mensagens são recebidas até em relógio, e é muito fácil ler as mensagens que chegam no celular de outra pessoa quando se está por exemplo em uma mesa de jantar… Por isso, lembre-se sempre que você está mandando mensagem para uma pessoa, mas pode ser que outras leiam o que você escreveu….

Ok Livia, entendido. Mas então, pra que eu deveria utilizar as mensagens de texto?

1 . Para mensagens curtas e rápidas.

Quando você está marcando de sair com a pessoa… Coisas do tipo, que horas vocês vão se encontrar, avisar que está atrasado, ou confirmar seu endereço.

  1. Para saber se a pessoa pode atender o telefone ou se está ocupada.

Hoje em dia ligar de repente para alguém pode demonstrar certa invasão. Então, se você precisa conversar com alguém pode ser interessante enviar um torpedo para perguntar se aquele é um bom momento para falar.

  1. Para enviar informações pontuais

Endereços, telefones, contatos, ou qualquer informação que seja bom estar registrado pode ser enviado por mensagem de texto.

Para enviar bom dia/ boa noite.

De novo, a ideia é mostrar que mensagens curtas devem ser utilizadas em contextos pontuais.

Então, meus caros Speakers, o que não devemos de jeito nenhum fazer através de mensagens de textos?!

Discutir relação, dizer que ficou magoada com alguém do trabalho, explicar coisas complexas ou mesmo difíceis de serem entendidas… Dar feedback a alguém, dizer que não gostou da atitude de uma pessoa… Qualquer tipo de conversa que seja muito importante entender o ponto de vista da outra pessoa… Falar sobre assuntos delicados… Brigar ou terminar relacionamentos… Falar mal do chefe ou de qualquer pessoa (lembre-se que tudo pode ser usado contra você), matar saudades daquela pessoa que não vê a anos e querer botar o papo em dia com uma pessoa especial (pra isso o telefone funciona muito melhor, não é mesmo?). Enfim! Tudo que precise ser discutido, conversado, não deveríamos fazer por mensagem.

Espero que este texto tenha ajudado um pouco vocês a refletirem se o modo e o canal de comunicação que vocês tem escolhido para se comunicar com pessoas do seu dia a dia é mesmo o melhor. E não esqueçam: não é porque alguém iniciou uma conversa por whats app, ou email que necessariamente você precise responder da mesma forma. Caso você entenda que aquele canal não é o ideal, mude. Recebeu mensagem, mas acha que o assunto pede uma ligação? Ligue.

Nós devemos nos comunicar da maneira que é mais conveniente PARA NÓS, por isso, pense duas vezes antes de ter uma DR com seu namorado pelo whats app, ok?!

Clique para dar sua nota!
Avaliações: - Avaliação média:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *