Como conduzir uma aula online?

Speaker! Tudo bem?

O Ensino à Distância (EAD) tem sido uma modalidade adotada por muitas escolas, cursinhos de idioma, faculdades e outras instituições de ensino durante a quarentena pela Covid-19. Utilizando a internet como aliada, as aulas online passaram a ser uma maneira de dar continuidade às atividades em meio à pandemia.

Diante disso, os professores tiveram que reinventar a forma como ministram suas aulas. No entanto, especialmente para aqueles que não têm experiência em cursos online, o formato digital pode ser um grande desafio.

Pensando nisso, na nossa conversa de hoje, preparei um pequeno manual sobre como conduzir uma aula online. Siga a leitura e impulsione suas aulas!

Planeje suas aulas com antecedência

Planejar as aulas online com antecedência, da mesma maneira como você faria no modo presencial, é de suma importância.

Por mais que o formato digital permita um pouco mais de informalidade, é imprescindível ter um pequeno roteiro de suas aulas, garantindo, assim, transmitir um conteúdo de qualidade e completo.

Além disso, o planejamento prévio dá maior segurança para o docente, especialmente para aqueles que não estão acostumados com o formato digital. Deixar tudo para o improviso certamente não é a melhor ideia.

Crie um conteúdo compatível com o formato online

O formato online tem suas especificidades. É preciso, por exemplo, pensar em um conteúdo coeso e leve, principalmente no contexto atual.

Um material extenso e pouco assertivo não terá os impactos que você deseja. É preferível dividir um bloco de conteúdo em partes menores e mais atrativas para os estudantes.

Na hora de criar o conteúdo, é necessário pensar que, nesse formato, chamar e reter a atenção dos alunos será o principal desafio. E que esse desafio é maior ainda do que em salas de aula presenciais.

Interaja com os estudantes

Ainda sobre o desafio de chamar e reter a atenção dos estudantes, criar interação será parte fundamental para conduzir uma aula online interessante e chamativa.

Não dá para transformar a aula em um monólogo. É importante que os alunos também possam participar, perguntar, acrescentar algo. Assim como acontece nas aulas presenciais, a interação aumenta o dinamismo.

É interessante destacar que a forma como você irá interagir com os alunos também precisa ser previamente pensada e definida. Pense em quais momentos dialogará com eles e proponha exercícios simples para facilitar essa interação.

Utilize recursos digitais a seu favor

Utilizar as especificidades das aulas digitais a seu favor é uma das formas mais interessantes de aprimorá-las. Há diversas ferramentas disponíveis e até mesmo alguns recursos simples, como compartilhar a tela do seu computador com os estudantes, serão eficientes.

É verdade que muitos professores ainda não estão acostumados com essa modalidade de ensino. Mas adaptar-se a ela e, mais que isso, usar os recursos tecnológicos para complementar outros é uma necessidade cada vez mais urgente.

Pense no enquadramento

O enquadramento da sua câmera também é importante. Assim como acontece na sala de aula, você, docente, estará no centro das atenções dos estudantes. Por isso mesmo, é preciso cuidar daquilo que a sua câmera enfoca, isto é, na imagem que você transmitirá.

Um enquadramento equilibrado é a melhor opção. Não é necessário enquadrar todo o seu escritório, já que isso pode desviar o foco. Por outro lado, é importante um enquadramento onde você consiga gesticular, ou seja, que não se limite apenas à área do seu rosto.

Para o fundo da tela, uma parede branca e/ou neutra é uma opção viável.

Dê atenção para a parte técnica

Para conduzir uma aula online, você, docente, precisa de um apoio técnico. Uma internet boa (e estável) e microfones adequados são dois dos quesitos principais.

Problemas de conexão ou áudio podem prejudicar consideravelmente a sua aula online, dificultando, inclusive, que você transmita o conteúdo para os estudantes ou que utilize recursos digitais para potencializar a sua fala.

 

A modalidade EAD já é uma realidade em várias instituições. De forma similar, o uso de tecnologias da informação para complementar as modalidades presenciais também é tendência na educação.

Por tudo isso, aprimorar as suas habilidades como docente e saber como conduzir uma aula online de forma eficaz é algo que precisa ser feito – e não apenas nessa quarentena.

Clique para dar sua nota!
Avaliações: 0 - Avaliação média: 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *