Como destravar a sua comunicação e saber se expressar bem em todos os momentos?

Oi, Speaker!

Que bom ter você por aqui!

Como eu já disse antes, as definições de “bom comunicador” foram totalmente atualizadas. Afinal, uma das grandes transformações dos últimos meses tiveram relação direta com a comunicação.

Destravar a comunicação e saber lidar com diferentes tipos de situação de exposição de fala é uma demanda urgente. Isso significa conhecer e aplicar técnicas tanto para o ambiente presencial quanto para o online.

O que fazer, então, para destravar a sua comunicação e se expressar bem em todos os momentos? É o que você descobrirá a seguir.

Também poderá conferir o que fazer para participar gratuitamente da jornada DESTRAVE: 3 aulas exclusivas comigo com conteúdo sobre comunicação.

Boa leitura!

Como destravar a sua comunicação?

Antes de responder a essa pergunta, é importante definir o que é uma comunicação “travada”. Se você chegou até aqui, é porque já sentiu que trava em alguma situação específica, como, por exemplo, na gravação de um vídeo ou em um discurso.

Ter a comunicação travada significa, portanto, ter dificuldades na hora de se expressar, seja presencialmente ou no online. Alguns sinais desse problema são:

– Insegurança para argumentar

– Dificuldades para falar sobre si mesmo

– Quando as pessoas não entendem o que você diz

– Se ninguém responde suas perguntas nas reuniões online

– Pouco engajamento nos vídeos, lives e stories nas redes

Isso tem acontecido com você?

Voltemos, agora, à nossa pergunta central: como destravar a sua comunicação? Bem, meus caros speakers, o caminho para isso é aprimorar os três pilares centrais da oratória. Vou falar sobre eles no tópico seguinte. Veja!

Quais são os três pilares centrais da oratória?

Conteúdo. Expressão vocal. Expressão corporal. Esses são os três pilares centrais da oratória e é exatamente neles que você deve se focar para destravar a sua comunicação e potencializar a sua fala em diferentes momentos.

Veja mais sobre cada um deles:

Conteúdo

O conteúdo é a sua mensagem, é aquilo que você deseja transmitir. É o que você fala em uma reunião, o que você diz em um discurso, o que você grava em seus vídeos. Para potencializar o conteúdo, é determinante saber como organizá-lo e adaptá-lo.

A organização tem a ver com a clareza e a assertividade que você dá à sua mensagem. Já a adaptação é a capacidade de adequar a mensagem segundo o público com o qual você dialoga e se esse diálogo acontece presencialmente ou de maneira online.

Expressão vocal

Saber usar a voz é um dos passos primordiais para destravar a sua comunicação. Aliás, alguns dos sinais físicos de que uma comunicação está travada aparecem, justamente na voz, como a voz trêmula.

Quando eu digo “saber usar a voz”, me refiro a saber definir um bom ritmo de fala, aplicar bem os silêncios (pausas intencionais), lograr alterar o tom de voz em trechos chave, entre outras técnicas da impostação vocal.

Expressão corporal

A expressão corporal, por sua vez, se relaciona ao que chamamos de dinâmica não-falada: gestos, postura, contato visual, a maneira como você se movimenta no palco ou na tela durante a gravação de um vídeo, suas expressões faciais.

Não adianta destravar o conteúdo sem destravar também a forma como o transmite, já que nosso corpo também se comunica!

Há diferentes técnicas para cada um desses três pilares e vou falar mais sobre elas na Jornada DESTRAVE.

Jornada Destrave: como participar e destravar a sua comunicação?

Destravar a comunicação é uma das demandas mais urgentes da atualidade. Pessoas que não sabem se comunicar bem, com clareza e de uma maneira interessante não estão em dia com as exigências do mercado.

Por isso, preparei a Jornada Destrave! Serão 3 aulas ao vivo, que acontecerão nos dias 24, 25 e 26 de novembro, às 20h. As inscrições são gratuitas e já estão abertas. Você pode se inscrever aqui.

Vou te contar um pouco mais sobre o que você vai aprender:

– Aula 1

Na primeira aula, o tema será: o que um bom comunicador precisa saber? Vou falar de uma maneira mais profunda sobre os três pilares que abordei aqui: o conteúdo, a expressão vocal e a expressão corporal.

Spoiler: essa aula terá a participação de um convidado muito especial, um dos grandes nomes da atualidade!

– Aula 2

Como podemos utilizar a voz e a linguagem não verbal a nosso favor? Você irá aprender técnicas para potencializar esses dois pilares e dar os primeiros passos para destravar a sua comunicação.

Aula 3

O online é um grande protagonista hoje em dia. Aulas, eventos, apresentações, defesas de trabalhos, reuniões e TANTAS outras situações de exposição de fala migraram do presencial para o digital.

Como essas mudanças aconteceram de uma forma bem abrupta este ano, muitos profissionais ainda não estão preparados para isso. Na terceira aula, o foco será o digital e todas as técnicas indispensáveis para o online.

Inscrições abertas!

Então, não se esqueça: a jornada DESTRAVE vai acontecer nos dias 24, 25 e 26 de novembro, às 20h. Você não vai perder essa chance, não é?

Aproveite e faça agora mesmo a sua inscrição. Quero te ver lá, Speaker, e acompanhar a transformação que essa jornada fará para você e para a maneira como você se comunica!

 

Clique para dar sua nota!
Avaliações: 2 - Avaliação média: 3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *