Como trabalhar no regime de teletrabalho? Veja 10 Dicas essenciais!

Olá, Speaker!

A pandemia do novo Coronavírus trouxe consigo inúmeras mudanças no dia a dia das pessoas. Uma delas é adotar o teletrabalho – ou home office – para respeitar o isolamento social orientado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de prevenção à Covid-19.

Diante desse cenário, profissionais que nunca trabalharam à distância se veem obrigados a atuar dessa maneira. Para ter um bom rendimento e, mais que isso, para conseguir manter o equilíbrio mental, algumas técnicas e cuidados fazem toda a diferença.

Se você quer saber como trabalhar no regime de teletrabalho da melhor forma possível, veja 10 dicas para ajudar nessa adaptação!

  1. Crie um local agradável de trabalho

Ter um local próprio para o trabalho é um diferencial no home office. Se você já tem um escritório em casa, ótimo. Se não tem, adapte um espaço para usar exclusivamente em suas horas de trabalho.

Esse cuidado auxilia (e muito) a se concentrar em suas atividades profissionais e se desligar de todas as muitas distrações do ambiente doméstico. Como você provavelmente passará muitas horas do seu dia trabalhando, é importante adaptar o seu espaço e deixá-lo o mais agradável possível.

Sobre questões mais práticas, garantir um bom acesso à internet e uma cadeira confortável são aspectos que você precisa considerar na hora de montar o seu home office.

  1. Estabeleça uma rotina clara

Um mito relacionado ao teletrabalho é o de que, em casa, as pessoas trabalham menos. Muitas vezes, a dificuldade de estabelecer um horário fixo faz com que os profissionais passem muitas horas trabalhando. Por isso mesmo, encontrar o equilíbrio é um dos maiores desafios do home office.

Estabelecer uma rotina clara, com horários bem definidos, será uma forma de garantir esse equilíbrio. Isto é, não passar o dia todo trabalhando, nem se distrair com outros assuntos e dedicar pouco tempo às atividades profissionais.

Se você tem um horário de expediente previamente acordado com a sua empresa, trate de cumpri-lo e estar disponível durante esse período. Cuidado com as horas extras!

  1. Evite distrações

Dentro dos limites físicos de uma empresa, as distrações não são tantas quanto no ambiente doméstico. Em casa, é mais difícil lidar com fatores externos, sejam eles filhos, afazeres domésticos, televisão e por aí vai…

As duas primeiras dicas dessa nossa lista são imprescindíveis para evitar distrações. Ao ter um espaço exclusivo para trabalhar e um horário bem definido, você já estabelecerá limites físicos e de tempo para não cair nas muitas tentações do ambiente doméstico.

Manter o foco será determinante para lidar bem com o home office. Não se esqueça disso!

  1. Vista-se para o trabalho

Vestir-se para ir trabalhar é importante no home office. Quando você troca de roupa, está dando o primeiro passo para se concentrar em suas atividades profissionais. Afinal, criar um ambiente de trabalho – e adaptar-se a ele – faz com que você se aproxime à sua rotina.

Outra razão pela qual devemos estar minimamente bem vestidos é o fato de que, durante o período de home office, reuniões online, conference calls e ações similares serão comuns. Se um profissional está de pijama ou com uma roupa demasiadamente informal, isso causará uma má impressão, prejudicando a sua imagem.

  1. Estabeleça um acordo de convivência com as pessoas da sua casa

O período atual tem a particularidade de que a maioria das pessoas está em casa. As crianças não estão no colégio, os jovens não estão na universidade e é bem provável que outros familiares também estejam no regime de teletrabalho.

Nesse sentido, é importante estabelecer um acordo de convivência com as pessoas que moram com você. Assim, é mais fácil fazer com que os demais compreendam (e respeitem) as suas horas de trabalho.

Se tiver filhos pequenos, criar uma agenda de revezamento no cuidado com as crianças será imprescindível.

  1. Utilize métodos de gestão de tempo

Há uma grande diversidade de ferramentas e métodos para aumentar a produtividade e manter o foco, gerenciando melhor o tempo. O Método Pomodoro é um dos mais simples e mais utilizados. Nele, o profissional une períodos de trabalho a períodos de pausa.

Para usar a técnica Pomodoro, é necessário apenas um timer, que pode ser o do celular (há, inclusive, aplicativos para isso) ou um timer simples de cozinha, por exemplo.

  1. Faça pausas ao longo do dia

O isolamento social implica em uma significativa redução das atividades físicas, inclusive para quem não tinha o hábito de se exercitar. Idas à padaria ou ao banco, a locomoção dentro da empresa e outros trajetos curtos já significavam, pelo menos, alguma movimentação para o corpo.

No home office, e mais ainda no contexto atual, o sedentarismo pode ser um problema. Por isso, fazer pausas ao longo do dia para alongar as pernas e a coluna será importante. Se possível, faça exercícios posturais simples em seus intervalos.

  1. Turbine a sua internet

Acredite: uma boa conexão à internet será determinante para você lidar com o período de home office. Afinal, baixar e compartilhar arquivos, assim como participar ou gerenciar reuniões online, serão ações básicas durante esse período.

Se você não tem uma internet boa em casa, será importante adaptá-la. Pelo menos, durante a quarentena. Uma velocidade reduzida impactará negativamente seus afazeres, prejudicando tanto o seu rendimento quanto o seu equilíbrio.

  1. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é a grande aliada do home office. Há inúmeras plataformas disponíveis para as mais diversas tarefas: reuniões online, organização da agenda, compartilhamento de arquivos e criação conjunta de tarefas.

Se você é gestor, definir e padronizar o uso dessas plataformas com a sua equipe será um passo fundamental para garantir a boa comunicação interna e o diálogo entre vocês.

  1. Siga as etiquetas do home office

Assim como existem etiquetas a se seguir quando o profissional está na empresa, há outras normas para o home office. Algumas delas são:

  • Vestir-se adequadamente (como já vimos anteriormente);
  • Estar disponível durante o expediente, isto é, atender chamadas e responder mensagens;
  • Evitar assuntos de cunho pessoal durante reuniões online;

Essas etiquetas têm a ver, sobretudo, com a imagem que o profissional transmite aos demais, que, como já sabemos, é essencial para a carreira e as relações de trabalho como um todo.

O home office já era uma tendência antes mesmo da pandemia do Coronavírus. Por isso mesmo – e por não sabermos quanto tempo o isolamento social será adotado – é de suma importância seguir as técnicas que falamos nesse artigo e desenvolver a habilidade de trabalhar à distância!

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