Qual é a importância da comunicação objetiva para equipes multidisciplinares?

Olá, Speakers! Como vocês estão?

Quem já está inserido no mundo corporativo ou quem acompanha as mudanças que as grandes e pequenas empresas têm passado nos últimos tempos sabe que, a cada dia, cresce a preferência das marcas por trabalhar com equipes multidisciplinares, não é mesmo?

Uma equipe multidisciplinar é aquela que une profissionais de diversas áreas, todos com um objetivo central em comum: atuar para o sucesso da empresa que representam e, assim, conseguir progredir em suas próprias carreiras.

Ainda que esse tipo de equipe tenha inúmeras vantagens (caso não tivesse, não seria a escolha das principais empresas do mundo, não é?), há um enorme desafio: a comunicação interna. Pessoas de áreas diferentes tendem a se comunicar de formas também distintas, o que pode ser um empecilho para o bom funcionamento de equipes multidisciplinares.

Pensando nisso, Speakers, a importância da comunicação objetiva para equipes multidisciplinares é o tema da nossa conversa de hoje. Confiram!

Mas afinal, o que é comunicação objetiva?

Se fizermos uma rápida busca na web, aparecem inúmeros artigos sobre comunicação, mas nem todos são confiáveis. Em tempos de fake news, é importante ter bem claro que a internet não tem um filtro e, muitíssimas vezes, podemos acabar nos informando através de falsos dados.

Com a comunicação, o que mais pesa é a desatualização das informações divulgadas na web. Já que, muitas vezes, os textos direcionados a esse assunto são escritos por pessoas que não são, de fato, capacitadas, o que é divulgado nem sempre está de acordo com os novos modelos de comunicação, cada vez mais modernos e exigentes.

Sendo assim, hoje, a comunicação objetiva tem um viés diferente do que era tempos atrás e essa mudança veio, sobretudo, devido à velocidade com que se produz e se consume conteúdo.

De forma simples, podemos definir a comunicação objetiva como uma comunicação assertiva, direta e altamente eficaz. No universo corporativo, esse tipo de comunicação é uma exigência, tanto no diálogo interno (entre os profissionais da empresa), como no diálogo com clientes e investidores.

Para compreender melhor o que é a comunicação objetiva, podemos pensar no nosso cotidiano. Todos nós conhecemos alguém que fala muito e, no fim das contas, não diz nada, não é verdade? O famoso “falar em rodeios” – demorar muito para chegar ao ponto central – é um grande problema e podemos dizer que é o oposto a uma comunicação objetiva.

No mundo corporativo, alguns dos melhores exemplos de uma comunicação que NÃO é objetiva são as reuniões excessivamente extensas e improdutivas. E, hoje, Speakers, posso dizer, com toda certeza, que o mundo moderno já não deixa espaço para esse tipo de reunião, que implica em tanta perda de tempo (e de energia).

Qual a importância da comunicação objetiva para equipes multidisciplinares?

Como eu disse no começo deste post, uma equipe multidisciplinar é aquela que reúne profissionais de diversas áreas: financeiro, diretor de arte, profissionais técnicos, gestores, entre outros. Todos esses colaboradores trabalham num mesmo projeto e, portanto, precisam encontrar uma forma de debater ideias – e colocá-las em prática.

O diálogo entre profissionais de áreas diferentes já é, por si só, um desafio. E, quando esse diálogo acontece na execução de um projeto e de tarefas em comum, os níveis de dificuldade são ainda maiores, já que não é apenas a linguagem que é diferente, mas também a forma como cada profissional vê e entende fatos, ideias e argumentos.

Nesse contexto, a importância de se comunicar de um modo objetivo é enorme. Vamos imaginar uma situação fictícia: na execução de um grande projeto, trabalham juntos um profissional de T.I, um diretor de arte, um membro da equipe financeira e um analista de conteúdo, todos supervisionados por um gestor.

Cada profissional tem um saber (o que muitos chamam de Know-How) diferente e pode (e deve) acrescentar algo à execução do projeto. No entanto, para que as ideias de cada um sejam postas em prática, todos os membros da equipe precisam estar de acordo. Sendo assim, a comunicação entre eles é constante.

Se esses profissionais não são capazes de expressar claramente as suas ideias, todo o processo será prejudicado. O diretor de finanças, por exemplo, deve explicar com o máximo de clareza possível os porquês do orçamento, dos cortes de gastos e de tudo o que se relaciona a investimentos. E, há um plus: ele deve fazer isso para profissionais que, possivelmente, sabem bem menos que ele sobre economia e finanças.

Da mesma forma, o profissional de T.I precisa encontrar um modo de se comunicar sem muitos tecnicismos, explicando e expressando suas ideias com o menor uso possível de expressões de nicho, para, assim, ser facilmente compreendido pelos seus colegas.

Por tudo isso, a comunicação objetiva é essencial para um bom funcionamento de uma equipe multidisciplinar. Tanto é assim que, hoje, um dos principais pré-requisitos das empresas durante a contratação de novos colaboradores é, justamente, que eles tenham habilidades de comunicação.

Quais são os principais desafios comunicacionais das equipes multidisciplinares?

Como vimos até aqui, os desafios para profissionais que integram equipes multidisciplinares são muitos, mas é preciso encará-los e encontrar formas de superá-los, aprimorando, para isso, as próprias habilidades de comunicação.

Sendo assim, os principais desafios nesse tipo de diálogo interno são:

– A capacidade de dialogar com pessoas que não têm a mesma formação e saber profissional;

– Conseguir falar sem abusar de expressões de nicho, evitando uma linguagem excessivamente técnica;

– Expressar os próprios argumentos com clareza e agilidade, sem falar “em rodeios”;

– Produzir reuniões mais curtas e assertivas, evitando, assim, perda de tempo e de energia;

– Dar feedbacks realmente produtivos sem colocar em risco a relação entre colegas, possibilitando que a performance de cada um melhore de fato;

– Ser capaz de ouvir verdadeiramente o outro.

Essa lista de desafios é ainda maior, mas posso dizer que, entre todos, esses são os principais. Como eu já disse, a melhor forma de contribuir para o sucesso de uma equipe multidisciplinar é investir em nossas próprias capacidades de comunicação, para sermos objetivos.

Se você precisa aprimorar suas habilidades de comunicação, fale com a nossa equipe!

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