Como um curso de oratória contribui para reuniões mais assertivas?

Olá, Speakers!

Alguns dos grandes problemas do dia a dia dentro de empresas, escolas ou qualquer outro tipo de organização são as reuniões improdutivas, quando as pessoas acabam perdendo muito tempo (e energia) sem, de fato, resolverem um problema ou atuarem de modo eficaz na execução de um projeto.

Existem diversos cuidados para que uma reunião não seja improdutiva e a grande maioria deles está diretamente relacionada à comunicação da equipe.

Mas, afinal, em que se baseia essa relação? De que forma um curso de oratória pode contribuir para reuniões mais assertivas?

Neste artigo, vamos falar exatamente sobre isso, abordando técnicas importantes para impulsionar as reuniões dentro da sua empresa. Confira, informe-se e deixe de perder tempo em reuniões longas e pouco funcionais.

Por que minhas reuniões não são produtivas?

Uma reunião longa definitivamente não é sinônimo de uma reunião produtiva e ter isso em mente é um dos primeiros passos para solucionar esse problema.

Para entender de que forma a oratória está relacionada à produtividade de uma reunião, é preciso, antes de tudo, compreender quais são os motivos que levam a encontros de trabalho pouco eficazes.

Geralmente, uma reunião é improdutiva quando os profissionais que dela participam têm dificuldades de definir quais são os tópicos centrais a serem discutidos e como abordá-los com objetividade. Em outras palavras, o desafio de “ir direto ao ponto” ao falar sobre um tema importante é um dos principais problemas durante reuniões.

Dessa forma, sem traçar uma lista de prioridades e apresentá-las de um modo assertivo, as reuniões passam a ser excessivamente longas, prejudicando os seus resultados.

Quando se tratam de equipes multidisciplinares, há outros desafios. Uma equipe multidisciplinar, como o nome já indica, é composta por profissionais de várias áreas, com know hows diferentes e modos de comunicação também distintos. Sendo assim, muitas vezes a comunicação entre eles tem barreiras que, em equipes de um mesmo setor, não existem.

Dificuldades de falar sem muitos tecnicismos, por exemplo, é um dos problemas comuns em discussões de trabalho em equipes multidisciplinares.

Como otimizar minhas reuniões de trabalho?

Ter reuniões mais produtivas é, em suma, otimizá-las, fazendo com que esses encontros sejam mais curtos e, ao mesmo tempo, mais eficazes.

Para que isso aconteça, são necessários dois passos fundamentais, sendo eles:

– Aprimorar a comunicação de cada profissional;

– Impulsionar a comunicação interna da equipe;

Esses dois passos fundamentais, como dissemos, estão intrinsecamente relacionados entre si, já que, ao elevar o nível da comunicação individual, eleva-se, consequentemente, o da comunicação interna da equipe.

Para que um profissional saiba comunicar-se objetivamente durante uma reunião, organizar o próprio raciocínio é essencial. Sendo assim, técnicas para aprimorar essa habilidade são indispensáveis.

A partir disso, é preciso se preparar para situações de exposição de fala, como uma reunião de trabalho. Incentivar que os profissionais elaborem pequenos roteiros com as suas exposições orais é um caminho importante para otimizar as reuniões, da mesma forma que saber estabelecer as prioridades ao definir o que será dito ou não.

Tudo isso é parte do que chamamos de comunicação objetiva, da qual falaremos a seguir.

Afinal, o que é comunicação objetiva?

De forma simples, podemos definir a comunicação objetiva como uma comunicação assertiva, direta e altamente eficaz. No universo corporativo, esse tipo de comunicação é uma exigência, tanto no diálogo interno (entre os profissionais da empresa), como no diálogo com clientes e investidores.

Para compreender melhor o que é a comunicação objetiva, podemos pensar no nosso cotidiano. Todos nós conhecemos alguém que fala muito e, no fim das contas, não diz nada, não é verdade? O famoso “falar em rodeios” – demorar muito para chegar ao ponto central – é um grande problema e podemos dizer que é o oposto a uma comunicação objetiva.

Hoje em dia, não é difícil notar que a velocidade em que se produz e se consome informações é diferente do que era tempos atrás. E, no dia a dia corporativo, essas mudanças também já se fizeram sentir.

Dessa forma, comunicar-se objetivamente nada mais é que enquadrar-se ao novo modelo de comunicação, no qual não há mais espaço para discussões longas e pouco produtivas, exigindo, assim, que os profissionais tenham altos padrões de comunicação e saibam expressar suas opiniões e ideias de forma veloz e, sobretudo, eficaz.

Curso para reuniões mais assertivas: modalidade in company

Os cursos in company são direcionados para empresas e equipes de trabalho. Podem ser realizadas na própria empresa, in loco, ou na The Speaker, com sede em São Paulo.

Os treinamentos in company são personalizados, já que, ainda que atuem no mesmo setor, cada empresa tem um perfil bastante definido, uma realidade, uma identidade e um público-alvo.

Um dos principais objetivos do treinamento in company é alinhar o discurso dos colaboradores, já que, hoje, ter uma identidade bem definida é um dos pré-requisitos para que uma marca tenha sucesso e se destaque no mercado. Na hora de conversar com investidores e clientes, essa habilidade é essencial.

Para que isso aconteça – e para que as reuniões de trabalho sejam mais produtivas –, são trabalhadas técnicas de oratória que auxiliem os colaboradores na hora de estruturar melhor o raciocínio. Quando uma equipe tem essa habilidade desenvolvida, todos os aspectos da empresa tendem a melhorar.

Através do curso, com a capacitação necessária, o diálogo dentro de equipes multidisciplinares tende a melhorar consideravelmente, já que cada colaborador saberá como abordar as especificidades da sua área de forma clara, sabendo como se expressar para pessoas com outras formações e saberes.

 

Para reuniões assertivas, um curso de oratória é um grande diferencial. Se você quer conhecer depoimentos de empresas que já fizeram esse treinamento com a nossa equipe, confira alguns cases no nosso blog ou, se preferir, entre em contato diretamente com a nossa equipe.

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