Martin Luther King e o melhor discurso da História

      “Seus discursos possuíam ritmo forte e dinâmico, quase um musical. Ele envolvia os ouvintes, confortava, e, em seguida, animava. Resultado de estrutura de seus discursos, tom de voz e ritmo.”

Discurso de Martin Luther King

 

“I have a dream”.

O melhor discurso discurso (e mais famoso) da história foi proclamado no dia 28.08. 1963, no Lincoln Memorial, em Washington, DC.

Seu discurso tornou-se memorável.

Algumas lições que podemos tirar de seu discurso:

PRESENÇA FÍSICA IMPONENTE

Forte, dinâmico, alto e corpulento, possuía voz grave e sonora que tinha o poder de lançar sua mensagem com clareza e autoridade por todos os Estados Unidos.

RITMO E CADÊNCIA FORTE

Seus discursos possuiam ritmo forte e dinâmico, quase um musical. Ele envolvia os ouvintes, confortava, e, em seguida, animava. Resultado de estrutura de seus discursos, tom de voz e ritmo.

REPETIÇÃO

A frase principal, e outras, são repetidas em rompantes ao longo de todo o discurso. Talvez por se tornarem conhecidas e compreendidas, ela resultam e energia expectativa.

METÁFORAS E IMAGENS CONHECIDAS

King recorria ao mundo natural e à Biblia para encontrar imagens comoventes e evocativas do imaginário popular. Por exemplo na tradução: “Agora é tempo de sairmos do vale escuro e desolado da segregação para o iluminado caminho da justiça racial”. As imagens expressam força: a energia do sol, a força de uma corrente. Sua linguagem é esplêndida e elevada.

Assista aqui o discurso mais famoso da história. Inspire-se!

Escrevam aqui nos comentários o que vocês acharam deste post. Gostamos muito desse discurso, principalmente pelo fato de ter sido um dos primeiros oradores aclamados pela crítica. Em uma época onde poucos tinham acesso a livros e conhecimento, Martin Luther King destacou-se com um discurso envolvente e marcante. Com certeza merece ser estudado em detalhes por todos que gostariam de dominar técnicas de persuasão e oratória.

5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami