Projeção vocal

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Projeção vocal

Hello, Speakers! Como estão vocês?

A projeção da voz é tão importante para a comunicação e sendo assim ela influencia diretamente no que se pretende comunicar.

A projeção da voz afeta a forma com que as ideias são apresentadas e é fundamental para comunicar de forma segura e assertiva.

Todos nós sabemos que se comunicar bem é imprescindível em qualquer situação e a voz é energia sonora, por isso quem solta a voz transmite vibração e entusiasmo.

Em contraponto, ficar com a voz abafada faz com que as pessoas não escutem e não deem crédito ao que está sendo dito.

Popularmente nos referimos a essa característica como “falar pra dentro” e o primeiro passo para a projeção vocal é tomar consciência de que está falando para dentro e a partir disso é possível mudar investindo energia e tempo para isso.

A voz é um cartão de visitas

A autoestima se eleva quando com técnica a voz é solta. As pessoas se sentem confiantes quando projetam a voz, se tornam mais eloquentes e falam com impacto.

Muitas oportunidades e conquistas podem surgir com uma comunicação eficiente.

Geralmente o desempenho durante uma apresentação pode ser influenciado pelo nervosismo além da estrutura vocal não treinada.

Nesse sentido, para alcançar a excelência na oratória, é importante treinar. E a projeção vocal é uma técnica utilizada para a voz e a fala saírem de forma clara e com o alcance necessário para transmitir a mensagem.

No caminho percorrido pela oratória trabalhamos para aspectos como a timidez e o medo sejam dominados e assim vamos desde a projeção da voz, passando pelo volume correto até chegar à entonação ideal.

Usar o volume da voz corretamente, demonstra tranquilidade e segurança

Além disso, facilitará para o público a compreensão da mensagem. Isso transmite uma imagem profissional positiva, mantém a atenção da audiência.

Por isso é muito importante adequar o volume à plateia e deve ser ajustado de acordo com a quantidade de ouvintes.

Treinando a projeção da voz

Procurar ajuda profissional é sempre a melhor forma para treinar a projeção vocal, porém darei algumas dicas eficientes para você aperfeiçoar sua arte de falar.

Quando se está falando, para uma boa colocação da voz é importante manter uma respiração nasal ritmada e com pequenas pausas.

As expressões corporais também influenciam diretamente na qualidade da oratória. Timidez e vergonha fazem a pessoa encolher como se tivesse se escondendo e a postura interfere no funcionamento do músculo do diafragma.

Esse músculo é importante para a projeção da voz e afeta a respiração, o volume e entonação.

A voz tem o poder de criar imagem mental

Por isso, mantenha a coluna ereta estando em pé ou sentado para que a voz possa sair com fluidez fazendo com que seja projetada levemente e sem interferências.

Entendendo a finalidade da comunicação é possível estabelecer a entonação adequada para a situação.

Com treinamento constante a projeção da voz estará em harmonia com a entonação, o ritmo e a pronúncia e aos poucos se tornará parte do cotidiano e a segurança para fazer as apresentações aumentará.

Algumas pessoas já se beneficiaram com essas dicas básicas e conseguiram bons resultados apenas observando esses pontos que destaquei anteriormente.

Porém outras pessoas precisam de acompanhamento profissional para desenvolver essa capacidade com prática e apoio até se sentirem seguras.

Dica de ouro

Estudar as técnicas e procurar por cursos irão favorecer o domínio da oratória. Neste ponto é muito importante identificar quais são seus objetivos para procurar e escolher a solução que é mais adequada a suas necessidades.

O treinamento em oratória é a melhor opção para alcançar excelência nas falas, discursos e apresentações.

Nele trabalhamos todos esses itens que apresentei aqui.

Na oratória faz toda diferença confiar em si mesmo, por isso é muito importante se preparar.

Gravar leituras e apresentações é uma estratégia para aprimorar a oratória, porque através da gravação é possível identificar e corrigir erros e imperfeições tornando a próxima apresentação melhor.

Conforme a oratória vai melhorando e se aprimorando com o treinamento erros mais sutis são percebidos e quando transformados em outras atitudes levam o discurso a se tornar cada vez mais interessante para o público.

Ao transmitir uma imagem mais profissional e agradável, seus horizontes não terão limites

Explore todo potencial que a oratória pode oferecer a você. A determinação é o único requisito para aprimorar a arte da comunicação.

A oratória irá impulsionar sua carreira profissional e será parte da ajuda para galgar alguns degraus, criar oportunidades e conquistar seus objetivos.

Speakers, espero ter contribuído e ajudado um pouco você a perceber a importância da projeção da voz para uma oratória de sucesso, e como podemos aperfeiçoar com técnica e treinamento.

Entre em contato e teremos a maior satisfação em lhe ajudar nesse processo, conheça nosso treinamento e como ele pode alavancar sua vida profissional e seus relacionamentos.

Nosso blog

Últimas postagens

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »

Técnicas de Retórica Clássica

A retórica clássica, desenvolvida na Grécia e Roma antigas, é a arte de usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva. Muitas das técnicas desenvolvidas

Ler mais »

Oratória para médicos

A oratória é uma habilidade crucial para médicos em diversas situações, tanto na prática clínica quanto em outros contextos profissionais. Aqui estão algumas situações em

Ler mais »