Regras para fazer um bom TED Talk – Parte 2

O palco do Ted Talk com a Ray

Speakers! Se vocês estão aqui, é porque já leram a primeira parte dessa nossa conversa sobre como fazer um bom TED Talk, não é mesmo?

Entender esse novo modelo de apresentações em público é muito importante para nós, comunicadores. As conferências TED são sucesso em praticamente todo o mundo pela grande capacidade de inspirar as pessoas.

São falas curtas, de 18 minutos, que prendem a atenção do público de um jeito bastante eficaz. E isso é justamente o que todo speaker deseja, certo? Aprender a inspirar seu público e propagar uma ideia, exatamente como fazem os comunicadores das TEDx.

Por isso, trouxemos outras regras e dicas para fazer um bom TED Talk. Confira!

Inspire-se na estrutura das apresentações de grandes comunicadores

Será que existe uma “fórmula de sucesso” para apresentações em público? Sim, existe! Depois de analisar alguns dos discursos mais bem sucedidos da história, como os de Martin Luther King e Steve Jobs, percebeu-se que todos eles seguem uma estrutura bastante similar.

Oras, Speakers, se os grandes comunicadores seguem essa fórmula, nós precisamos conhecê-la e começar a utilizá-la em nossas apresentações agora mesmo, não é verdade?

“Ok, Livia. Mas qual é essa fórmula?”. Boa pergunta, Speaker! Ao contrário do que muitos imaginam, a estrutura para uma boa apresentação não é nada complicada. Os melhores discursos da história seguem quatro passos principais:

– Começam fazendo com que o público se importe com o assunto: para isso, apresentam uma história comovente ou uma ideia desafiadora e interessante sobre algum tema.

– Descrevem sua ideia com clareza e convicção: nesse passo, é importante usar uma linguagem simples e direta, lembrando que o modo como falamos é tão importante quanto o que falamos.

– Trazem dados concretos e mostram como a ideia pode ser aplicada: não adianta ter uma excelente ideia, se ela é impossível de ser praticada. Grandes comunicadores usam argumentos e evidências para comprovar e implementar o que dizem.

– Terminam mostrando como a sua ideia pode afetar diretamente o público (para melhor, é claro): isso faz com que o público aceite os argumentos e seja empático ao que foi apresentado.

O pessoal das TEDx indica alguns passos para fazer um bom Ted Talk e manter essa qualidade desde a introdução até a conclusão das apresentações. Organizamos essas dicas para os três momentos principais de um discurso: introdução, desenvolvimento e conclusão.

1- Faça uma boa introdução

Você sabia que as pessoas tendem a deixar de prestar atenção em uma fala depois de alguns minutos? Por isso, seja numa TED Talk ou qualquer outro tipo de apresentação em público, uma introdução bem feita é crucial.

Curso de Oratória Online

No começo da apresentação, fale somente sobre assuntos que interessam o seu público. Para isso, cada situação pede uma introdução diferente. Veja bem:

– Se o tema da sua fala é muito forte e pesado, comece de forma leve e discreta. Não tenha a pretensão de despertar uma enorme comoção logo no princípio. Isso, ao contrário de melhorar a sua fala, pode fazer com que o público perca a atenção logo nos primeiros minutos.

– Se você vai falar para pessoas que já conhecem o assunto da sua apresentação, encontre algo novo sobre esse tema. Por exemplo: se você tem que se apresentar para comunicadores, encontre algo novo sobre oratória. Ficar na mesmice só prejudica a sua apresentação, ok?

– Se, por outro lado, a sua apresentação será sobre temas que o público ainda não conhece, comece explicando palavras-chave e contextualizando a sua ideia. As pessoas devem entender logo no início sobre o que se trata a sua fala, senão perderão o interesse com poucos minutos.

2- Mantenha o foco e capriche no desenvolvimento

Agora que já sabemos como fazer uma boa introdução, vamos nos focar no desenvolvimento de nossa TED Talk, certo, Speakers?

Bom, aqui é o momento de efetivamente mostrar a sua ideia e comprovar que ela pode ser colocada em prática. Pense numa lista de evidências que mostram o porquê de sua ideia ser boa e plausível.

Para essa lista, use fontes confiáveis e traga declarações de outros profissionais para comprovar a sua própria opinião. Lembre-se: uma TED Talk tem como objetivo propagar uma ideia. No desenvolvimento, você mostrará que essa é, de fato, uma ótima ideia.

Os criadores das TED Talks indicam algumas regras importantes para um bom desenvolvimento:

– Passe mais tempo explicando novas informações: se o seu público precisa ser lembrado de idade ou informações comuns, seja breve.

– Use evidências empíricas e limite as evidências anedóticas (histórias pessoais, por exemplo).

– Não use muito jargão e sempre explique uma nova terminologia.

– Inclua (respeitosamente) contra-argumentos legítimos na TEDx, mostrando que eles não são empecilhos para colocar em prática a sua ideia.

3- Dê um final emotivo para a sua fala

Para os idealizadores das TED Talks, é preciso “encontrar um ponto de aterrissagem na sua conclusão que deixará seu público com uma sensação positiva sobre você e sua ideia”.

Na conclusão, não faça simplesmente um resumo de tudo o que você já falou. Conclusões repetitivas cansam o público e podem prejudicar toda a sua apresentação, ainda que sua introdução e seu desenvolvimento tenham sido inspiradores.

Lembre-se, Speaker: as pessoas tendem a lembrar com mais clareza o final das falas. Por isso, nesse momento de conclusão, diga para o seu público como sua ideia pode contribuir para um mundo melhor se for implementada. Um final emotivo é sempre um bom final. A intenção, aqui, é despertar esperança nos seus ouvintes através de sua ideia. Para seguir aprimorando sua oratória, relembre algumas dicas no texto Como ser um bom comunicador?. Aplicando essas dicas e seguindo os conselhos dos idelizadores das TED Talks, suas apresentações serão um grande sucesso. Se preferir, matricule-se em um dos nossos cursos online de oratória. Estamos animados para trabalhar com você e ajudá-lo a ser um grande comunicador! Te esperamos!

5 (100%) 2 votes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami