Olá, Speaker! Tudo bem?
Não sei se você acompanhou, mas, há poucos dias, Sergio Moro fez um discurso em que falou bastante sobre… a voz!
Segundo Moro, ele é frequentemente “acusado” de não ter uma “boa voz”, uma voz mais atrativa para o meio político. “O Brasil não precisa de líderes que tenham a voz bonita”, disse.
No entanto, circula na imprensa a informação de que Moro está sendo acompanhado por uma especialista em Fonoaudiologia, justamente para melhorar a sua expressão vocal.
Quesitos e preferências políticas à parte, a fala de Moro é muito interessante para discutirmos um dos pilares centrais da oratória, a voz, e pensarmos na comunicação dos líderes.
Siga a leitura e veja mais sobre este assunto!
Sergio Moro e expressão vocal: o que é ter “voz bonita”?
Se você assistir ou reassistir ao discurso de Moro, verá que ele usa o termo “voz bonita” algumas vezes. Para a comunicação, é uma expressão bastante subjetiva, já que não se trata da beleza da voz, mas, sim, da eficiência ao usar seus recursos.
Durante suas aparições midiáticas, houve muitas críticas à voz de Moro, é verdade. Mas, sobretudo, à sua dicção. É preciso entender, Speaker, que ter uma boa dicção não significa ter uma “voz bonita”. Significa falar com clareza.
A beleza (por assim dizer) da voz está, então, na forma como ela é utilizada e se os seus recursos são ou não potencializados pelo comunicador. Todos podem ter uma boa expressão vocal, sejam quais forem as características da voz.
Optar por um acompanhamento com especialistas em voz e comunicação é, portanto, um caminho para uma melhor expressão vocal, lapidando, com isso, um dos três pilares centrais da oratória, como eu disse.
Liderança e bom uso da voz: qual a importância?
A voz é a ponte entre o comunicador e seu público. As pessoas não se comunicam apenas através de palavras: a dinâmica não-falada – como voz e gestos – também transmite uma mensagem.
Líderes (políticos ou não) têm uma relação ainda mais intrínseca com a boa expressão vocal, já que não só precisam transmitir suas mensagens com eficácia, como também necessitam de uma boa imagem pessoal.
Ao estarem em maior evidência, líderes são mais observados e julgados. Essa é uma das razões, aliás, para que características como a voz sejam analisadas com mais atenção do que aconteceria com outras pessoas.
Não significa, contudo, que quem não exerce cargos de liderança possa deixar de lado a expressão vocal. Como eu disse, esse é um dos pilares da oratória e, para se comunicar bem, é indispensável saber como dar energia à voz.
Expressão vocal: como melhorar a sua?
Ok, já disse que ter boa expressão vocal não se trata de voz “bonita” ou “feia”. Cada voz tem características próprias e, sejam quais forem, é possível (e essencial) aprimorar a expressão vocal e saber como dar energia à voz.
Para trabalhar a sua expressão vocal, algumas ações e técnicas são importantes. Veja:
– Usar bem as pausas
A voz também é silêncio. Pode parecer paradoxal, eu sei, mas não subestime o poder das pausas, meu caro Speaker. Aplicar silêncios estratégicos dá ritmo à sua fala e melhora a forma como você se expressa.
Na liderança especificamente, pausas são importantes para transmitir uma imagem de confiança e tranquilidade, diretamente ligada à autoridade em determinado assunto. Uma voz “bonita” é, também, aquela que pausa.
– Fazer exercícios de aquecimento vocal
Costumo dizer que a voz é um grande instrumento. Quando você fala, uma série de órgãos e músculos trabalha. Aquecer a sua voz é, então, uma forma de cuidar dela e usar todos os seus recursos.
Um erro comum é pensar que esses exercícios só são importantes para alguns profissionais (cantores ou radialistas, por exemplo) ou em dias de apresentações em público. Na prática, são necessários diariamente.
– Aprimorar a dicção
Dicção é a forma como você pronuncia as palavras e as sílabas que as compõem. Quanto mais clara é a sua dicção, mais clara será a maneira como você se expressa e dialoga com as pessoas.
Nesse quesito, encontrar seu ritmo de fala confortável é muito importante. Trate de garantir que ele também seja confortável para a sua audiência, ok?
– Variar o tom de voz em momentos estratégicos
Se me perguntassem quais são os maiores erros quanto ao uso da voz, certamente manter o mesmo tom estaria entre eles. Não é à toa que a palavra “monótono” significa único tom…
Quanto um comunicador mantém a mesma tonalidade de voz durante toda a sua fala, há pouca energia na sua expressão vocal. Como consequência, a sua mensagem pode ser vista como pouco interessante, o que distancia o público e sua atenção.
Um treinamento em oratória te ajuda a aprimorar a voz?
Sim! Um treinamento em oratória precisa considerar a expressão vocal. Um conteúdo bem elaborado pode ser altamente prejudicado por uma expressão vocal pouco eficaz, já que interfere no quanto uma fala se torna atrativa para o público.
Em outras palavras, para se tornar um bom comunicador – seja visando ou não algum cargo de liderança –, será necessário aprimorar a expressão vocal, tanto quanto a mensagem e a linguagem corporal.
Ficou com alguma dúvida, Speaker? Fale comigo!