Treinamento em Oratória in Company

Todo mundo que trabalhou de forma remota nos últimos anos já passou por uma situação assim: a reunião poderia ser resolvida em 15 minutos, mas, pela falta de objetividade, resultou em 1h de conversas que não acrescentavam em nada à pauta.

Esse é um dos diversos exemplos de situações vivenciadas por profissionais diariamente e que, lógico, não se limitam apenas ao trabalho remoto, mas a todos os regimes e modelos de trabalho.

O grande problema aqui não são as reuniões existirem. As reuniões são extremamente úteis e necessárias na rotina de uma empresa. O problema é a falta de comunicação interna (e também externa) de qualidade.

Um treinamento em oratória é, a cada dia que passa, mais crucial para garantir que a comunicação dentro de toda a sua organização esteja alinhada e todas as informações sejam transmitidas de forma eficaz.

Vamos falar sobre o quanto um treinamento em oratória pode ajudar na comunicação da sua empresa?

Por que eu preciso me preocupar com um treinamento de oratória para minha empresa?

Apesar da comunicação ser um instrumento primário na nossa rotina (afinal, sem ela não fazemos absolutamente nada), ela acaba sendo muito negligenciada.

As razões para isso acontecer são várias, mas, de forma geral, não conseguimos ver um retorno concreto e direto de um investimento na comunicação do time.

Sendo assim, reunimos 05 razões para você começar a se preocupar com um treinamento em oratória para sua equipe. Vamos ver?

1.    Seus colaboradores precisam saber qual é o discurso da sua marca

Entenda: uma marca forte e bem-sucedida precisa ter uma identidade e um discurso muito bem formado. Para que isso aconteça, é necessário que todos do time entendam quais são os principais pilares da sua empresa.

Essa construção é extremamente necessária e conseguimos ver os frutos disso em grandes instituições, como Disney e Netflix, que têm colaboradores que conhecem bem tudo que a marca defende e acredita.

Dessa forma, é possível até  ver a produtividade dos funcionários aumentar: ter um propósito claro consegue impulsionar o desejo de trabalhar.

2.    Estruturar e montar o próprio raciocínio de forma mais clara

Imagine que, durante uma negociação, você é pego de surpresa por uma pergunta do seu cliente. Em algumas situações, você até sabe a resposta, mas, por não ter um raciocínio estruturado, a resposta sai completamente atrapalhada.

O que pode resultar numa imagem de alguém despreparado, que não conhece o próprio produto ou serviço, dificultando um possível fechamento de negócio.

Muitas vezes, a capacidade de desenvolver um raciocínio e pensar de forma mais clara pode ser mais positivo do que ter as respostas na mão e não saber como utilizá-las.

Estruturar as ideias e raciocínios de forma clara é o primeiro passo para improvisar respostas em situações nas quais você é pego desprevenido.

3.    Assertividade e agilidade nas reuniões

Sabe aquela história de “essa reunião poderia ter sido um e-mail”? Só acontece quando os colaboradores e líderes não conseguem ter uma comunicação eficiente com as ferramentas que possuem.

Com o item anterior bem desenvolvido, o orador consegue comunicar exatamente o que precisa ser comunicado, sem enrolação e com mais assertividade.

Uma equipe que possui todas as informações necessárias para realizar o seu trabalho em uma reunião de poucos minutos consegue ser mais produtiva e se cansa menos, afinal, reuniões conseguem desgastar mais do que aparentam.

Quanto mais extensa for a reunião, mais ela tende a ser exaustiva e ineficiente, e as falhas na comunicação costumam ser a principal causa disso.

4.    Melhorar a interação entre as diversas equipes dentro de uma empresa

Digamos que um profissional do setor de T.I. precise resolver alguma questão ligada ao RH da sua empresa. Se o profissional do RH não tiver tato para perceber o que o profissional de T.I. precisa, é capaz de nenhum dos dois se entenderem.

A linguagem utilizada por um costuma ser completamente diferente da outra e é necessário entender como se comunicar com leigos que não entendem o linguajar técnico de cada área.

Com um treinamento de oratória é possível desenvolver uma linguagem técnica mais amigável, facilitando até o atendimento de clientes e o fechamento de vendas ou contratos.

5.    Conseguir desenvolver e fazer apresentações em público sempre que necessário

Vendedores, por exemplo, são profissionais que precisam constantemente fazer pequenas apresentações e, por ser uma tarefa comum na sua rotina, precisam dominar bem a arte de apresentar-se da melhor forma.

Mas, e quando se trata de outros colaboradores? Eles precisam mesmo saber fazer boas apresentações em público? Sim, precisam!

Imaginem a seguinte situação: o CEO da empresa quer saber quais são os resultados que o seu time vem atingindo, pois precisa fazer cortes nos gastos e pode começar pelo seu setor.

Se o colaborador não souber apresentar razões plausíveis e resultados concretos, o seu trabalho e o de outras pessoas pode estar em risco.

Apresentações em público como essas são essenciais de serem dominadas por qualquer colaborador, independente se a comunicação for utilizada internamente ou externamente.

E, afinal, como funciona o Treinamento em Oratória in Company da The Speaker?

Uma coisa é certa: a sua empresa e o seu time de colaboradores são únicos. Vocês possuem uma rotina única, com desafios únicos e conquistas únicas. Dessa forma, a comunicação certamente é única.

A The Speaker sabe disso e, portanto, prepara treinamentos personalizados para as realidades da sua empresa e dos seus colaboradores.

Antes de realizarmos o workshop na prática, fazemos um estudo detalhado e aprofundado sobre todos os aspectos da sua marca, dos diferentes times que ela possui e de todos os colaboradores.

Com essas informações em mãos é que começamos a desenvolver o treinamento personalizado na prática, levando em conta os pontos fortes e fracos da sua marca, para desenvolver uma comunicação coerente.

Além de todos os pontos citados acima, o treinamento desenvolve atividades práticas e que sejam aplicáveis no dia a dia da sua equipe, para que tudo seja aproveitado da melhor forma.

E aí? Percebeu como é importante ter uma oratória bem forte e desenvolvida no seu time? Comenta aqui o que você pensa a respeito!