7 motivos para sua empresa investir em treinamentos de comunicação in company

Speakers! Tudo bem com vocês?

Os treinamentos de oratória in company têm sido cada vez mais procurados aqui na The Speaker, afinal, as grandes e pequenas empresas já entenderam a enorme importância da comunicação – interna e externa – para o sucesso de suas marcas.

Os treinamentos in company, como o nome já diz, são workshops de alta performance, direcionados para o dia a dia corporativo. O principal objetivo desses treinamentos é preparar equipes (dos mais diversos setores) para encarar diferentes tipos de situações de exposição fala, representando, dessa forma, a imagem da empresa do melhor modo possível.

Os motivos para investir em treinamentos in company são muitos. Neste post, separei alguns dos que considero os principais. Confiram!

  1. Os treinamentos in company são personalizados

Ainda que atuem no mesmo setor, cada empresa tem um perfil bastante definido, uma realidade, uma identidade e um público-alvo. Sendo assim, para aprimorar as habilidades de oratória da equipe, é necessário levar em consideração todas essas características únicas.

Um treinamento padrão não é o ideal. Por isso, nos cursos in company, todo o treinamento é customizado de acordo com a empresa. Antes dos workshops, fazemos um estudo sobre o perfil da marca e, a partir disso, planejamos o curso de oratória.

Com esse cuidado, oferecemos aos colaboradores o preparo para situações que fazem parte do seu cotidiano, preparando-os para o contexto específico da marca que representam.

  1. Alinhar o discurso dos colaboradores para representar a sua marca

Sabemos que, hoje, ter uma identidade bem definida é um dos pré-requisitos para que uma marca tenha sucesso e se destaque no mercado. Afinal, é dessa forma que se transmite confiança para o público.

Ao investir em treinamentos de comunicação in company, todos os colaboradores da empresa participam das mesmas etapas de capacitação e, assim, conseguem trabalhar juntos no alinhamento de seus discursos.

O que acontece com isso é que a marca será melhor representada, com todos da empresa sendo capazes de explicar com clareza as características e objetivos. Ao final dos nossos workshops, os colaboradores conseguem apresentar a empresa em 60 segundos, transmitindo, nesse curto período de tempo, os principais pilares que a compõem.

  1. Colaboradores capazes de estruturar melhor o raciocínio

Aprimorar as habilidades de comunicação é realmente uma mudança de vida. As pessoas que já se capacitaram conseguem perceber facilmente como a comunicação (ou a boa comunicação) é um enorme poder. Isso acontece, sobretudo, porque a oratória tem a ver com a estruturação de raciocínio.

Nos cursos in company, parte importante do treinamento é, justamente, isso: trabalhar técnicas para que as pessoas se tornem capazes de estruturar melhor o pensamento e, assim, agirem com mais tranquilidade em situações de exposição de fala.

Quando uma equipe tem essa habilidade desenvolvida, todos os aspectos da empresa tendem a melhorar, com destaque para o diálogo com clientes e investidores.

  1. Reuniões mais curtas e eficazes

Esse tópico está diretamente ligado ao tópico anterior e soluciona um dos grandes problemas do dia a dia corporativo: as reuniões extensas e pouco proveitosas. Quem faz parte de uma empresa sabe o quanto esse tipo de reunião atrapalha o desenvolvimento da equipe, significando, na prática, uma enorme perda de tempo.

As reuniões extensas e pouco eficazes são, quase sempre, resultados de problemas de comunicação, quando os colegas de trabalho e seus supervisores não conseguem expressar suas ideias e se comunicarem de um modo assertivo.

Ao investir em treinamentos de comunicação in company, as reuniões passam a ser muito mais proveitosas e se perde menos tempo com discussões e conversas que não estão relacionadas ao tema central. E, como eu disse ali em cima, essa mudança se dá pelo que vimos no tópico anterior: quando as pessoas conseguem elaborar melhor o próprio raciocínio, interagem melhor entre si.

  1. Aumento da autoestima da equipe

Quando eu digo que saber se comunicar bem é ter um poder nas mãos, não estou exagerando. Pessoas com dificuldades de expressar suas ideias enfrentam muitos problemas, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional. No âmbito corporativo, a dificuldade em se comunicar acaba prejudicando a autoestima do profissional e, consequentemente, o seu rendimento dentro da empresa.

Por outro lado, quando os colaboradores de uma empresa recebem a capacitação necessária e aprimoram as suas habilidades de comunicação, sentem-se mais seguros e reagem bem em qualquer tipo de situação que demande exposição de fala.

Esse fator influencia diretamente na imagem que os colaboradores transmitem para clientes e potenciais clientes, gerando, assim, uma relação de maior confiança entre eles e em relação à marca que representam. Além disso, o planejamento e a execução de projetos serão mais dinâmicos, já que o diálogo entre colegas de trabalho passa a ser muito melhor.

  1. Colaboradores preparados para apresentações em público

Os treinamentos in company, como vimos, alteram a comunicação interna de uma empresa. No entanto, a capacitação também se estende para outros tipos de situações, com destaque para as apresentações em público.

A cada dia que passa, as apresentações em público se tornam mais comuns no cotidiano das grandes e pequenas empresas. Como costumo dizer aqui na The Speaker, atualmente, além de conquistar bons resultados, os profissionais precisam saber comunicar esses bons resultados, tanto para seus colegas quanto para outras marcas.

Sendo assim, independente da área de atuação, quem está inserido no mercado corporativo precisa dominar (pelo menos) as técnicas básicas de oratória para apresentações em público – tanto presenciais quanto em vídeo.

  1. Aprimorar o diálogo técnico com leigos

Um dos muitos desafios dos profissionais é conseguir dialogar com pessoas que não atuam no mesmo ramo ou que não tiveram as mesmas capacitações. Algumas profissões dependem desse diálogo, especialmente aquelas de prestação de serviços para pessoas físicas ou empresas.

Um profissional de T.I, por exemplo, utiliza uma ampla gama de expressões de nicho, que não fazem parte do dia a dia das pessoas que não trabalham nessa área. Ainda assim, têm que conviver com clientes todo o tempo, dialogando, portanto, com pessoas que não estão familiarizadas com o mesmo vocabulário.

O treinamento in company é uma forma de aprimorar esse tipo de comunicação, através de ferramentas que facilitam o diálogo técnico com leigos. Essa habilidade – a de conversar com pessoas dos mais diversos perfis – é essencial, especialmente na fidelização de clientes.

 

Speakers, esses são alguns dos vários motivos para investir em um treinamento de comunicação in company para a sua empresa. Se vocês ainda têm dúvidas sobre essa modalidade de workshops, entre em contato com a gente. Para ouvir depoimentos de empresas que já fizeram esse treinamento com a nossa equipe, confira alguns cases no nosso blog!

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