Os 3 passos necessários para você fazer uma boa apresentação

“Não é dom. Você também pode aprender.”

O que você precisa saber para executar uma boa apresentação

Gente, comunicação é uma habilidade, e como toda habilidade, existem 3 principais passos necessários para que a gente consiga dominá-la. Vamos pensar como funciona quando vamos aprender a dirigir um carro:

1 – Saber um pouco da teoria. Sim, você marca algumas aulas teóricas onde aprende o que é um volante, como passar a marcha, um básico sobre motor e até como trocar pneu. Sim, existe  que é importante você conhecer.

2- Praticar ao lado de um profissional qualificado. Você já teve suas aulas, agora vem a aula prática! Junto com um professor, você vai dirigir o carro. Comete vários erros, e percebe que a prática é muito mais difícil que a teoria. O professor pacientemente lhe orienta, explica, explica de novo e então você pratica. Pratica, pratica e pratica. Até ter confiança. E então você vai…

3- Realizar uma “prova” em uma situação real. Se você fez muito bem os passos anteriores, pode até estar um pouco apreensivo no momento da prova, mas no fundo, sabe o que está fazendo. Se você for bem na prova, está habilitado a dirigir por aí. Se não, ainda vai precisar praticar mais um pouquinho…

Pois bem, pessoal. Comunicar é também uma habilidade. Fazer apresentações profissionais requer atenção em todos esses passos. Não saia por aí indo direto para o 3o passo se não estiver preparado, pois esse tipo de exposição sem preparo é o que faz as pessoas aumentarem seus traumas e medos. Prepare-se para que termine a apresentação com uma sensação boa de ter se saído bem.

Faça isso várias vezes até chegar o momento em que isso será muito natural e automático… Você vai dirigir seu carro com tanta tranquilidade que vai fazer isso conversando, trocando o casaco, mexendo no celular, e até almoçando! (não tentem isso, por favor!) 🙂