Como fazer um brinde em um casamento?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Como fazer um brinde em um casamento?

Oi, Speaker! Tudo bem com você? 

Um dos momentos mais esperados dos casamentos é a hora do brinde, quando alguns amigos do casal chamam a atenção para si e propõem que todos os convidados ergam suas taças em homenagem à celebração, falando um pouco sobre a história dos noivos e compartilhando suas experiências. 

Nos Estados Unidos, a importância dos brindes de casamento é enorme. Geralmente, é o padrinho do noivo quem faz o discurso, mas as damas de honra e outros amigos ou familiares também podem propor seus próprios brindes. 

Para chegar ao brinde perfeito, os americanos costumam escrever o discurso com antecedência e chegam a ensaiá-lo com amigos para garantir que tudo saia como o esperado. Isso acontece porque, nos EUA, a relação com a oratória é muito mais intensa do que é no Brasil, como já conversamos em um dos nossos posts aqui no blog.

No Brasil, a “cultura dos brindes”, por assim dizer, tem crescido bastante e, hoje, esses momentos também já viraram tradição no nosso país. No entanto, como essa prática ainda não está tão enraizada por aqui, algumas pessoas têm muitas dúvidas sobre como fazer um bom brinde de casamento. 

Se você foi convidado para fazer um brinde e ainda sente insegurança sobre o que e como falar, não se preocupe. Separei umas dicas que podem ser muito úteis para você e o seu brinde! Confira! 

Seja coerente com o momento!

Quando você estiver planejando o brinde, lembre-se das especificidades do contexto em que está. Os casamentos são momentos emotivos e alegres e, logo, o conteúdo do seu brinde deve ter o mesmo teor. 

Adicionar uma carga emotiva à sua fala pode ser uma ótima ideia. Afinal, os noivos provavelmente se lembrarão desse momento por muito tempo, então vale a pena investir em discursos que os emocionem. 

O uso do humor em discursos de brindes é muito comum! Quando usado de forma coerente, o humor é uma grande ferramenta comunicacional e pode dar um brilho mais ao brinde. Se você optar por seguir esse lado mais cômico, garanta que o conteúdo não seja ofensivo e nem exponha os noivos ou momentos íntimos do casal. 

Antes de contar aquela história hilária sobre uma viagem que você e o noivo fizeram juntos, por exemplo, pense e avalie se os noivos vão gostar de compartilhar isso com os convidados, que são familiares, colegas de trabalho e familiares do companheiro ou companheira. Cuidado para não dar nenhum vacilo, ok? 

Além disso, é aconselhável evitar histórias que envolvam relacionamentos passados dos noivos. Pode parecer óbvio, mas esse erro é muito comum! Se pensarmos um pouco, não é difícil entender o motivo pelo qual essa é uma má ideia. Ninguém quer começar uma vida nova falando com alguém falando sobre experiências afetivas passadas, certo? 

Planeje-se com antecedência!

Como eu disse ali no começo da nossa conversa de hoje, os americanos dão um show quando o assunto é oratória. Por isso, vale muito a pena tê-los como inspiração nesse quesito. Eles levam as apresentações e falas em público muito a sério e começam a se preparar para situações assim desde a infância. 

Os discursos dos americanos, incluindo os brindes de casamento, são preparados e ensaiados com antecedência e essa prática é uma excelente ideia para você fazer um bom brinde no casamento dos seus amigos ou familiares. 

Escreva um rascunho com tudo o que você quer dizer, anotando todas as histórias que você deseja compartilhar com os noivos e os convidados da cerimônia. Depois disso, vá cortando as partes necessárias, até chegar no brinde ideal! 

Com o texto pronto, dedique um tempo para praticar, seja sozinho ou com amigos. Assim, você conseguirá identificar erros ou aspectos a melhorar e não terá nenhuma surpresa desagradável na hora do brinde. 

Esteja atento à duração do seu brinde!

Geralmente, as festas de casamento são organizadas por um cerimonial. Se esse é o caso, entre em contato com os profissionais e informe-se sobre o tempo que você terá para fazer o brinde aos noivos. A equipe do cerimonial já está acostumada com eventos e poderá indicar para você qual é o tempo mais adequado para um bom discurso antes do tim-tim! 

Se no casamento em que você fará o brinde não existe um cerimonial, use o bom senso para calcular o tempo do seu discurso. Afinal, uma fala muito longa pode cansar noivos e convidados e prejudicar um pouco o clima que a ocasião exige. 

Os bons discursos de brinde não costumam durar mais que cinco minutos. Se aparecer a dúvida sobre isso, minha dica é: seja breve! Fale tudo o que tem vontade, mas não se prenda muito a detalhes. O brinde é um momento importante, mas rápido!

Finalize o seu discurso com bons desejos aos noivos!

Se você fará o brinde no casamento de alguém, provavelmente foi escolhido como madrinha ou padrinho. Ser o escolhido ou escolhida entre todos os amigos e familiares é uma grande mostra do carinho e consideração que o casal sente por você. 

Por isso mesmo, aproveite o momento do brinde para retribuir toda essa confiança e termine o seu discurso contando aos noivos, familiares e amigos tudo o que deseja para o novo ciclo que está começando naquele momento. 

Quando analisamos finais de discursos assim, independente do contexto em que estão, notamos que eles deixam sempre uma boa sensação nos que escutam, já que espalham otimismo e bem querer. Para os brindes de casamento, essas conclusões são sempre eficazes! Aposte nisso! 

Com todos esses cuidados e dicas, não será difícil fazer um bom brinde de casamento. O importante é falar com clareza e ser sincero na hora de escrever. Se precisar de ajuda com as suas habilidades de oratória, fale com a gente! 

Nosso blog

Últimas postagens

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »

Técnicas de Retórica Clássica

A retórica clássica, desenvolvida na Grécia e Roma antigas, é a arte de usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva. Muitas das técnicas desenvolvidas

Ler mais »

Oratória para médicos

A oratória é uma habilidade crucial para médicos em diversas situações, tanto na prática clínica quanto em outros contextos profissionais. Aqui estão algumas situações em

Ler mais »