Speakers! Tudo bem com vocês?
Quando eu estava organizando o site novo da The Speaker (aliás, vocês gostaram?), separei cases de treinamento que fizemos com algumas empresas brasileiras, como a Petrobrás, a Reserva e a Mary Kay.
Revendo cada um desses cases, é possível notar que as empresas têm perfis bem diferentes, mas, quando nos procuraram para fazer treinamentos, tinham objetivos bastante similares: impulsionar as habilidades de oratória de suas equipes internas e, assim, conquistar novos clientes.
A conquista de clientes tem, hoje, aspectos distintos ao que era em tempos atrás. Com as redes sociais e a grande competitividade entre as marcas, a comunicação acaba sendo um fator decisivo para fidelizar clientes, independente do nicho ao qual a empresa se dedica.
As empresas que já entenderam a importância da comunicação investem bastante nisso. As outras, no entanto, acabam ficando para trás e precisam se atualizar para estar em dia com as novas necessidades do mercado.
Mas, afinal, como a oratória impulsiona a conquista de novos clientes?
Aumentando o poder de persuasão da equipe
A conquista de novos clientes passa, sobretudo, pelo poder de persuasão e esse poder só existe quando há uma boa capacidade de se expressar. Talvez as situações em que a necessidade de saber persuadir se torna mais clara são justamente nas negociações e vendas.
Para vender um produto, é fundamental saber apresentá-lo, utilizando estratégias de persuasão para conquistar o potencial cliente. Nesse processo, a oratória é uma grande aliada.
Quem se comunica mal não conseguirá apresentar bem um produto ou projeto e, portanto, dificilmente conseguirá concluir uma compra ou negociação. Por outro lado, aquele que saber vender as suas ideias, consegue apresentar a qualidade dos produtos e projetos, alcançando, assim, a confiança e fidelidade dos clientes.
Organizando o raciocínio lógico em situações de exposição de fala
Já sabemos que a persuasão é um elemento chave para potencializar a conquista de novos clientes, mas essa persuasão só acontece quando a fala é organizada e obedece a um raciocínio bem estruturado.
Ao conhecer e incorporar técnicas de oratória, colocar ordem o próprio pensamento passa a ser mais fácil. Com o tempo, manejar situações que envolvem exposições de fala – como reuniões com clientes – se tornará algo já incorporado à rotina dos profissionais.
Muitas vezes, um grande problema que as empresas enfrentam é que seus colaboradores, especialmente os que fazem parte da equipe de vendas, conhecem MUITO o produto, mas não conseguem transmitir todo esse conhecimento de forma assertiva para os potenciais clientes.
Nesses casos, a oratória ajuda a transmitir um conhecimento que já está incorporado, facilitando as negociações e, por consequência, a conquista e fidelização de clientes.
Transmitindo confiança
Algumas profissões (para não dizer todas) demandam uma relação de confiança entre o profissional e seus clientes. Vamos imaginar um exemplo bem fácil de visualizar: os arquitetos.
Quando um arquiteto se reúne com seu potencial cliente para apresentar um projeto, precisa conquistar a sua confiança. Caso contrário, não conseguirá o trabalho. Para isso, o arquiteto tem que conseguir apresentar seu projeto com clareza e segurança. Se demonstrar qualquer dúvida, poderá despertar a desconfiança do cliente.
Em outras profissões, isso também acontece. Se vou vender um produto ou defender uma ideia, devo fazer isso com muita segurança e essa segurança se nota principalmente na minha fala e nos meus gestos.
Um profissional seguro não dá voltas no assunto, ele vai direto ao ponto, fazendo uso de um raciocínio estratégico e bem elaborado. Da mesma forma, não tem dificuldades em responder perguntas e é capaz de transmitir uma imagem completa do produto ou projeto do qual está falando. Também mantem contato visual e boa postura!
Aumentando a capacidade de entender as demandas do cliente
Uma boa comunicação não é aquela que se foca apenas em transmitir ideias de forma unilateral, sem escutar a opinião dos outros e sem levar em conta o que esse outro espera de nós.
Nas negociações com clientes, esse aspecto da comunicação tem um viés ainda mais importante, já que entender o perfil dos clientes e saber como ser útil em determinado contexto é fundamental para fechar negócios e fidelizar clientes.
O despreparo em relação à oratória faz com que muitas pessoas estejam imersas em seu próprio raciocínio. Quando apresentam um projeto ou produto, se tornam incapazes de perceber as reações no seu público (nesse caso, os clientes em potencial) e perdem a oportunidade de usar o conhecimento sobre o cliente a seu favor.
Se eu escuto o meu cliente, consigo trazer argumentos eficazes. Afinal, nem sempre o mesmo argumento é eficiente para todas as pessoas, já que cada uma traz consigo uma bagagem de pensamentos e opiniões, que, sempre que possível, devem ser levados em conta em uma negociação.
Melhorando a comunicação interna
Aqueles que já estão no mercado há bastante tempo entendem que o sucesso de uma empresa começa bem antes do contato com os clientes. O diálogo entre os colaboradores é uma etapa fundamental para concluir vendas, fidelizar clientes e potencializar o sucesso da marca.
Ao investir em habilidades de oratória, o funcionamento interno da equipe tende a melhorar consideravelmente. Com uma maior noção de oratória, os gestores conseguirão transmitir ideias e demandas de modo assertivo, facilitando, dessa forma, o entendimento dos seus colaboradores.
A harmonia e diálogo dentro da equipe será notada em todo o processo, inclusive quando chegar a hora de conversar com os clientes. Isso acontece porque, quando há entendimento interno sobre os produtos e a empresa, fica muito mais fácil transmitir confiança.
A comunicação é a grande chave para o sucesso de pessoas e marcas. Por isso, dedicar tempo para aprimorar as habilidades de oratória é tão importante. A relação entre oratória e conquista de novos clientes é apenas um dos muitos aspectos que o poder de se comunicar bem traz para a vida das pessoas.