Cuidados com a voz: fumar prejudica as cordas vocais?

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Cuidados com a voz: fumar prejudica as cordas vocais?

Olá, Speakers, tudo bem com vocês?

A voz é o principal meio de comunicação dos humanos e, sabendo disso, cuidar da voz é imprescindível. Vocês já pararam para pensar que o corpo que nos foi dado é um veículo que pode nos levar ao fracasso ou ao sucesso? É preciso valorizar esse veículo, cuidar dele e utilizá-lo para extrair o melhor da vida em todos os aspectos, inclusive profissional.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco é responsável por 440 mortes por dia no Brasil. Isso por si só deveria ser suficiente para convencer que o fumar não é bom para a saúde humana.

Todavia abordarei outras preocupações com a voz, afinal fumar faz mal para as cordas vocais?

Speakers, primeiramente precisamos entender que toda nossa região oral, garganta, laringe e faringe são revestidos por uma mucosa protetora dessas regiões e a fumaça do cigarro promove um ressecamento e irritação dessa mucosa, que com o tempo causam inchaço nas cordas vocais provocando alteração da voz, como rouquidão.

A voz pode ser tornar mais grave porque as cordas vocais perdem a flexibilidade e param de vibrar. Mas a boa notícia Speakers, é que ao interromper o uso esses sintomas reduzem com o passar do tempo.

Cuidados com a voz

Nós comunicadores e profissionais que utilizamos das técnicas de oratória para aperfeiçoar nossas funções precisamos tomar certos cuidados quando falamos de tabagismo porque este pode nos fazer desenvolver pigarro constante, tosse e com o tempo isso se torna um incomodo constante. Por isso, cuidar da voz é fundamental para que seu discurso esteja sempre em evidência e acontecendo sem nenhuma interferência de saúde.

Beber água é sempre meu primeiro conselho, afinal ela é fundamental para todas as funções do nosso organismo, mas se tratando da voz, a água permite que a garganta fique hidratada.

Para complementar os cuidados com a voz sugiro que inclua na alimentação um pouco de mel, pois ele protege contra resfriados, gripes e doenças respiratórias.

As doenças respiratórias interferem na qualidade da voz, da fonética e consequentemente atrapalha o discurso e transmissão de uma mensagem, isso porque patologias como asma, rinite, bronquite entre outras já condicionam a pessoa a ter mais irritação na garganta e cordas vocais provocados pelos próprios sintomas da doença. Nariz entupido ou escorrendo também interferem negativamente na oratória.

Nosso blog

Últimas postagens

Oratória em Diversos Contextos

A oratória é uma habilidade versátil e essencial em vários aspectos da vida, desde o ambiente profissional até eventos sociais e políticos. Cada contexto apresenta

Ler mais »

Técnicas de Retórica Clássica

A retórica clássica, desenvolvida na Grécia e Roma antigas, é a arte de usar a linguagem de maneira eficaz e persuasiva. Muitas das técnicas desenvolvidas

Ler mais »

Oratória para médicos

A oratória é uma habilidade crucial para médicos em diversas situações, tanto na prática clínica quanto em outros contextos profissionais. Aqui estão algumas situações em

Ler mais »