Cuidados com a voz: quais você deve ter no dia a dia? Veja 7 hábitos importantes!

Speaker!

Como você vem cuidando da sua voz?

Muito se fala sobre o cuidado com o corpo, mas poucos dão à voz especificamente a atenção que ela demanda. Isso vale, inclusive, para pessoas que trabalham com a voz, como cantores, palestrantes, professores e tantos outros profissionais.

Geralmente, tendemos a dar atenção à voz apenas quando aparece algum problema: rouquidão, dores de garganta ou perda vocal, por exemplo.

No entanto, a voz necessita de cuidados diários e é justamente sobre eles que vou falar neste artigo. Boa leitura, Speaker!

Cuidados com a voz: a saúde vocal

A saúde vocal é, como o nome já diz, a saúde relacionada à voz, que abrange tantos os cuidados diários quanto os sinais de que algo pode não estar bem. É, ainda, tudo o que se relaciona ao bem-estar vocal, aos hábitos positivos e negativos para a nossa voz.

Cuidar da voz pode parecer algo óbvio, especialmente para profissionais que têm, na voz, o seu instrumento de trabalho, mas isso nem sempre é assim. Um bom exemplo é o do cantor Zezé Di Camargo.

Ele enfrentou problemas com a sua voz ao longo da sua carreira, mesmo com todo acompanhamento que provavelmente deve ter tido. Ao exigir demais da sua voz e se apresentar mesmo com rouquidão (como contou à imprensa), teve problemas nas cordas vocais.

O cantor teve que se submeter a cirurgias e disse, há pouco tempo, que terá que fazer outra intervenção cirúrgica nas cordas vocais.

Bem, de qualquer forma, não são apenas os cantores que precisam cuidar da voz constantemente. Todas as pessoas precisam manter hábitos saudáveis e cuidar da voz: o instrumento que temos para transmitir nossas mensagens aos demais.

Quais cuidados sugiro? Veja a seguir.

Como cuidar da minha voz?

Sou formada em Fonoaudiologia, trabalhei por muitos anos em consultório e, agora, aqui na The Speaker, também lido com a voz (minha e dos demais) todos os dias. Afinal, a expressão vocal é um dos três pilares básicos da oratória.

Bem, e quais são os cuidados que sugiro a você para manter a sua saúde vocal?

1. Atenção ao excesso de ar-condicionado

Sim, o calor está intenso. Com isso, acabamos abusando do ar-condicionado e expondo a nossa voz a constantes choques de temperatura.

Explico: passamos boa parte do dia trancados no escritório, com o ar-condicionado ligado em uma baixa temperatura. De repente, saímos da empresa. Isso gera um choque térmico.

Sair de um ambiente climatizado e caminhar ao ar livre logo depois pode ser uma mudança drástica de temperatura e isso também pode prejudicar a voz e provocar alguns problemas a médio ou a longo prazo.

Minha dica: controle as temperaturas do ar-condicionado ou tente fazer uma mudança gradual de temperatura quando tiver que sair, assim, o choque térmico será menor.

2. Beba bastante líquido

Líquidos são importantes para a nossa saúde de maneira geral, mas nem todos sabem do quanto a nossa voz depende disso.

Usamos a nossa voz a todo o tempo: nos diálogos cotidianos, em reuniões, apresentações, quando mandamos um áudio. No fim do dia, é provável que nossas pregas vocais se ressequem.

Esse ressecamento pode gerar rouquidão, dor de garganta e, em alguns casos, a perda temporária da voz (estar afônico). Ao ingerir líquidos, hidratamos essas pregas e a laringe como um todo.

3. Descanse a sua voz

Você provavelmente reserva algum tempo do seu dia para descansar a sua mente, não é verdade? Uma pausa no almoço, um respiro durante um café, o “desligar-se” entre uma reunião e outra.

Bem, a voz também precisa dessas pausas, desse descanso. E não é difícil fazer isso: basta separar alguns minutos para estar em silêncio. Sim, isso mesmo! Estar em silêncio e deixar que seus órgãos do chamado “aparelho fonador” descansem.

4. Inclua exercícios de aquecimento na sua agenda diária

Você já praticou um exercício físico sem o devido aquecimento prévio? Se sim, deve ter ficado com dores no corpo no dia seguinte ou, até mesmo, ter sofrido alguma lesão muscular.

Nós também temos músculos ligados à voz e eles também precisam desse aquecimento! Por essa razão, a prática de exercícios de aquecimento vocal pode ser uma grande aliada no seu dia a dia.

Antes ir para o trabalho, procure fazer pequenos exercícios de aquecimento vocal. Não é necessário saber exercícios complexos, nem nada parecido. Há opções simples e eficientes para preparar a sua voz para o dia de trabalho.

5. Atenção ao consumo de bebidas geladas, alcoólicas e do cigarro

Bebidas excessivamente geladas, bebidas alcóolicas e cigarros não são “amigos” da sua voz. Especialmente se consumidos em excesso. Se você tem o hábito de ingerir bebidas muito geladas, tente fazer isso com equilíbrio.

O mesmo eu digo das bebidas alcóolicas: equilíbrio.

6. Inclua a maçã na sua dieta

A maçã é uma grande amiga da voz. Esse hábito simples pode ter efeitos super positivos na sua saúde vocal. Ela tem, em sua composição, a chamada “pectina” que atua como um adstringente e auxilia na limpeza da laringe e cordas vocais.

O consumo frequente de maçãs é um bom modo de se prevenir contra problemas nas cordas vocais causados pelo acúmulo de secreções nessa região do nosso corpo.

7. Está com dor de garganta? Cuidado com as pastilhas!

Quando a dor de garganta aparece, muitas pessoas têm o hábito de ir à farmácia e comprar as “milagrosas” pastilhas que estão livremente à venda. Essas pastilhas ajudam a minimizar os sintomas da dor de garganta, mas é preciso atenção.

Ao minimizar esses sintomas, podemos ter uma falsa sensação de que já está tudo bem. Assim, voltamos a exigir muito da nossa voz, mesmo ela não estando 100% recuperada.

 

Esses 7 cuidados e hábitos são fundamentais para a sua saúde vocal. Comece a colocá-los em prática e veja os impactos positivos no seu bem-estar!

Clique para dar sua nota!
Avaliações: 0 - Avaliação média: 0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *