Dicas para falar bem em público – Parte I

Livia Bello

| CEO The Speaker

Muito prazer, meu nome é Lívia Bello, sou CEO e Fundadora da The Speaker, uma empresa que é referência em comunicação e oratória no Brasil.

Search

Últimos Posts

Dicas para falar bem em público – Parte I

Speakers! Tudo bem?

Se você acompanha as publicações da The Speaker, provavelmente já sabe que falar bem em público não é um dom que nasce com as pessoas, mas, sim, uma habilidade conquistada através de muito esforço, estudo e dedicação.

Para auxiliá-los nesse caminho, separamos dicas que alguns dos melhores comunicadores do mundo indicam durante suas apresentações na Tedx, uma série de conferências sobre Comunicação que tem mudado a forma como falamos em público.

 Esses são passos fundamentais para ter uma boa apresentação. Confira! 

1- Não esconda suas emoções

Uma boa apresentação é aquela que consegue comover as pessoas sobre determinado assunto. Para isso, não tenha medo de expressar os seus sentimentos, de mostrar o seu entusiasmo ou a sua indignação a respeito de algum tema.

Muitas pessoas tendem a usar uma máscara da neutralidade e adotam uma expressão séria durante toda a fala. Isso, além de muito artificial, traz uma distância enorme entre você e seu público.

Sorria, ria, expresse tristeza ou indignação! Quando você mostra que realmente se importa, os outros sentirão mais empatia em relação a você e à sua ideia! Essa dica é da comunicadora Elizabeth Gilbert!

2- Dê às pessoas uma ferramenta que possam usar em suas vidas

Uma boa apresentação é aquela que consegue inspirar as pessoas e, sobretudo, informar sobre algo útil. 

Essa dica é do comunicador Dan Arielv: para ele, não importa o quão inspiradora sua mensagem é se ela não transmite algo tangível para o público. É preciso apresentar ideias que os ouvintes realmente possam aplicar em suas próprias vidas. 

Por isso, procure sempre incentivar uma boa mudança, indicando ferramentas para que as pessoas possam colocá-la em prática. Isso, Speakers, é fazer boa (e útil) comunicação!

3- Saiba usar o silêncio

Seth Godin ensina que as pausas são um momento importante nas apresentações. Elas são ferramentas úteis para dar emoção a uma fala ou mesmo para que o público tenha tempo de assimilar uma nova informação. 

Ao contrário do que muita gente pensa, usar o silêncio mostra que você é um comunicador confiante e seguro, capaz de administrar seu tempo e usar todos os recursos para uma boa oratória!

4- Proponha um desafio

Uma das formas de prender a atenção do público é propor tarefas simples, como responder um quiz ou anotar algumas informações sobre a apresentação. Uma boa ideia é propor um desafio, fazendo uma pergunta que seja impossível de responder.

É isso mesmo, Speakers! Não tenha medo de fazer uma pergunta que você tem certeza que ninguém sabe a resposta. Inclusive você. Faça uma “pergunta impossível”, deixe o público pensar e, em seguida, confesse que você também não sabe a resposta.

Tudo isso, além de despertar a curiosidade das pessoas, mostra que você não tem medo de admitir suas limitações. 

Importante: em seguida, fale sobre o tema que envolve essa “pergunta impossível”, mostrando o máximo de informações possíveis sobre ele e esclarecendo tudo o que é útil para apresentar a sua ideia. Essa dica é do comunicador Nigel Marsh!

5- Faça alguma atividade física

É sério, Speakers! Fazer algum tipo de atividade física antes de uma apresentação em público diminui o índice de cortisol no nosso corpo. E o cortisol é, justamente, aquilo que aumenta nosso nervosismo, limitando nossa criatividade e nossa capacidade de pensar rapidamente. 

O comunicador Nilofer Merchant orienta: queime um pouco de cortisol! Em outras palavras: faça exercício físico!

6- Crie “Planos B”

– “E se o PowerPoint falhar?”

– “E se alguém me perguntar sobre o tema X?”

– “E se surgir alguma pergunta que não sei responder?”

Esses (e muitos outros) medos costumam assombrar as mentes dos comunicadores antes de uma apresentação, não é mesmo? Para não ficar pensando excessivamente nesses receios, o comunicador Simon Sinek dá uma dica muito simples: crie planos B!

Em outras palavras: pense em tudo aquilo que aumenta a sua ansiedade e planeje previamente soluções para esse problema. Exemplo: se o seu medo é em relação aos slides, pense em uma apresentação que não use esse recurso. 

7- Planeje uma rotina

A melhor forma de espantar a ansiedade é criar uma rotina antes (e durante) as apresentações. O comunicador Daniel Pink traz um exemplo bastante útil: se você sente ansiedade em relação aos equipamentos técnicos, pense em uma rotina que garanta que tudo funcione bem.

Por exemplo: antes de toda apresentação, cheque o microfone, os cabos e o projetor. Sabendo que tudo está ok, sua ansiedade irá diminuir bastante!

8- Defina uma meta para a sua apresentação

Esse passo é muito importante para manter o foco e evitar o nervosismo. Antes de planejar a sua apresentação, tente responder à pergunta: “qual é o meu objetivo ao falar para essas pessoas?”. 

Se você chegar à conclusão de que o seu objetivo é vender um produto, programe sua fala atentando-se a isso. Se, por outro lado, a sua intenção principal é comover as pessoas em relação a um tema específico, se prepare para isso!

Seja qual for o tema da sua apresentação, é importantíssimo ter o seu objetivo bem claro. Só assim você poderá falar com claridade sobre ele, ok? 

9- Não fuja das perguntas

O comunicador Malcolm Gladwell dá o recado: nunca fuja de uma pergunta! Não importa se ela veio no meio da sua fala ou em um momento dedicado exclusivamente para essa interação: as perguntas são sempre um bom sinal!

“Como assim, Livia?” Ora, meus caros, Speakers! Se alguém tem uma pergunta sobre o que você está dizendo, significa que esse alguém realmente prestou atenção na sua fala e, mais importante, foi comovido por ela! 

Resumindo: encare as perguntas como uma oportunidade de aumentar a interação com as pessoas. Isso é a chave para uma boa apresentação! 

10- Esteja atento à sua alimentação

Muitos comunicadores subestimam a importância de uma boa alimentação antes de falar em público, mas a comunicadora Amy Cuddy nos lembra que é essencial alimentar-se bem para garantir uma boa apresentação.

Opte por comidas leves, mas que sejam ricas em proteínas. Tudo isso ajuda a ter um bom raciocínio na hora de falar sobre a sua ideia! 

Nosso blog

Últimas postagens

Entrevista de Desligamento

Uma entrevista de desligamento pode ser muito mais do que um simples protocolo ao final da jornada de um colaborador. Se bem conduzida, ela é

Ler mais »