Dicas para falar bem em público – Parte I

Falando bem em público

Speakers! Tudo bem?

Se você acompanha as publicações da The Speaker, provavelmente já sabe que falar bem em público não é um dom que nasce com as pessoas, mas, sim, uma habilidade conquistada através de muito esforço, estudo e dedicação.

Para auxiliá-los nesse caminho, separamos dicas que alguns dos melhores comunicadores do mundo indicam durante suas apresentações na Tedx, uma série de conferências sobre Comunicação que tem mudado a forma como falamos em público.

Esses são passos fundamentais para ter uma boa apresentação. Confira!

1- Não esconda suas emoções

Uma boa apresentação é aquela que consegue comover as pessoas sobre determinado assunto. Para isso, não tenha medo de expressar os seus sentimentos, de mostrar o seu entusiasmo ou a sua indignação a respeito de algum tema.

Muitas pessoas tendem a usar uma máscara da neutralidade e adotam uma expressão séria durante toda a fala. Isso, além de muito artificial, traz uma distância enorme entre você e seu público.

Sorria, ria, expresse tristeza ou indignação! Quando você mostra que realmente se importa, os outros sentirão mais empatia em relação a você e à sua ideia! Essa dica é da comunicadora Elizabeth Gilbert!

2- Dê às pessoas uma ferramenta que possam usar em suas vidas

Uma boa apresentação é aquela que consegue inspirar as pessoas e, sobretudo, informar sobre algo útil.

Essa dica é do comunicador Dan Arielv: para ele, não importa o quão inspiradora sua mensagem é se ela não transmite algo tangível para o público. É preciso apresentar ideias que os ouvintes realmente possam aplicar em suas próprias vidas.

Por isso, procure sempre incentivar uma boa mudança, indicando ferramentas para que as pessoas possam colocá-la em prática. Isso, Speakers, é fazer boa (e útil) comunicação!

3- Saiba usar o silêncio

Seth Godin ensina que as pausas são um momento importante nas apresentações. Elas são ferramentas úteis para dar emoção a uma fala ou mesmo para que o público tenha tempo de assimilar uma nova informação.

Ao contrário do que muita gente pensa, usar o silêncio mostra que você é um comunicador confiante e seguro, capaz de administrar seu tempo e usar todos os recursos para uma boa oratória!

4- Proponha um desafio

Uma das formas de prender a atenção do público é propor tarefas simples, como responder um quiz ou anotar algumas informações sobre a apresentação. Uma boa ideia é propor um desafio, fazendo uma pergunta que seja impossível de responder.

É isso mesmo, Speakers! Não tenha medo de fazer uma pergunta que você tem certeza que ninguém sabe a resposta. Inclusive você. Faça uma “pergunta impossível”, deixe o público pensar e, em seguida, confesse que você também não sabe a resposta.

Tudo isso, além de despertar a curiosidade das pessoas, mostra que você não tem medo de admitir suas limitações.

Importante: em seguida, fale sobre o tema que envolve essa “pergunta impossível”, mostrando o máximo de informações possíveis sobre ele e esclarecendo tudo o que é útil para apresentar a sua ideia. Essa dica é do comunicador Nigel Marsh!

5- Faça alguma atividade física

É sério, Speakers! Fazer algum tipo de atividade física antes de uma apresentação em público diminui o índice de cortisol no nosso corpo. E o cortisol é, justamente, aquilo que aumenta nosso nervosismo, limitando nossa criatividade e nossa capacidade de pensar rapidamente.

O comunicador Nilofer Merchant orienta: queime um pouco de cortisol! Em outras palavras: faça exercício físico!

6- Crie “Planos B”

– “E se o PowerPoint falhar?”

– “E se alguém me perguntar sobre o tema X?”

– “E se surgir alguma pergunta que não sei responder?”

Esses (e muitos outros) medos costumam assombrar as mentes dos comunicadores antes de uma apresentação, não é mesmo? Para não ficar pensando excessivamente nesses receios, o comunicador Simon Sinek dá uma dica muito simples: crie planos B!

Em outras palavras: pense em tudo aquilo que aumenta a sua ansiedade e planeje previamente soluções para esse problema. Exemplo: se o seu medo é em relação aos slides, pense em uma apresentação que não use esse recurso.

7- Planeje uma rotina

A melhor forma de espantar a ansiedade é criar uma rotina antes (e durante) as apresentações. O comunicador Daniel Pink traz um exemplo bastante útil: se você sente ansiedade em relação aos equipamentos técnicos, pense em uma rotina que garanta que tudo funcione bem.

Por exemplo: antes de toda apresentação, cheque o microfone, os cabos e o projetor. Sabendo que tudo está ok, sua ansiedade irá diminuir bastante!

8- Defina uma meta para a sua apresentação

Esse passo é muito importante para manter o foco e evitar o nervosismo. Antes de planejar a sua apresentação, tente responder à pergunta: “qual é o meu objetivo ao falar para essas pessoas?”.

Se você chegar à conclusão de que o seu objetivo é vender um produto, programe sua fala atentando-se a isso. Se, por outro lado, a sua intenção principal é comover as pessoas em relação a um tema específico, se prepare para isso!

Seja qual for o tema da sua apresentação, é importantíssimo ter o seu objetivo bem claro. Só assim você poderá falar com claridade sobre ele, ok?

9- Não fuja das perguntas

O comunicador Malcolm Gladwell dá o recado: nunca fuja de uma pergunta! Não importa se ela veio no meio da sua fala ou em um momento dedicado exclusivamente para essa interação: as perguntas são sempre um bom sinal!

“Como assim, Livia?” Ora, meus caros, Speakers! Se alguém tem uma pergunta sobre o que você está dizendo, significa que esse alguém realmente prestou atenção na sua fala e, mais importante, foi comovido por ela!

Resumindo: encare as perguntas como uma oportunidade de aumentar a interação com as pessoas. Isso é a chave para uma boa apresentação!

10- Esteja atento à sua alimentação

Muitos comunicadores subestimam a importância de uma boa alimentação antes de falar em público, mas a comunicadora Amy Cuddy nos lembra que é essencial alimentar-se bem para garantir uma boa apresentação.

Opte por comidas leves, mas que sejam ricas em proteínas. Tudo isso ajuda a ter um bom raciocínio na hora de falar sobre a sua ideia!

 

Fontes:

thespeaker.com.br

https://www.inc.com/ss/jeff-haden/20-public-speaking-tips-best-ted-talks

5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bitnami