A Laerdal Medical é uma empresa global que desenvolve programas e produtos para profissionais da área da saúde, como, por exemplo, os manequins simuladores de pacientes, que já são utilizados em muitas instituições de ensino no Brasil.
A empresa nos procurou com uma demanda específica: treinar seus colaboradores para desenvolver vendas e treinamentos em formato digital. Isto é, aprimorar habilidades de comunicação com o foco no ambiente online.
Saiba mais sobre este treinamento:
Como foi o treinamento?
O treinamento com a equipe de colaboradores da Laerdal aconteceu de forma presencial. Aliás, foi o último treinamento presencial que tivemos antes do contexto de isolamento social pela Covid-19.
Bem, a demanda dos profissionais da Laerdal é a orientar aos médicos e estudantes sobre como devem ser usados os equipamentos fabricados pela empresa. Para isso, são realizados treinamentos entre os colaboradores da Laerdal e seus clientes.
Com o crescimento da empresa, se tornou cada vez mais inviável realizar esses treinamentos de maneira presencial. Por isso mesmo, foi tomada a decisão de migrar para o formato digital, antes mesmo da pandemia.
Na primeira etapa do nosso workshop, trabalhamos os três pilares da comunicação:
- Conteúdo
- Linguagem corporal
- Expressão vocal
Nessa etapa inicial, desenvolvemos uma série de atividades práticas. Além dos pilares acima, direcionamos o conteúdo para a comunicação digital especificamente, treinando conference calls, plataformas de reuniões online e outros aspectos próprios do ambiente remoto.
Na segunda e última etapa, que foi conduzida junto com o head da empresa, mantivemos o foco nos treinamentos que a equipe deve fazer no seu dia a dia, isto é, os treinamentos que orientam os clientes a usarem os produtos da empresa. Para isso, trabalhamos:
- Conteúdo para gravação de vídeos
- Aspectos técnicos da gravação de vídeos
- Expressividade em gravações de vídeo
- Aspectos visuais do formato online: enquadramento, cenário, entre outros
Quais os resultados do treinamento?
O treinamento com a Laerdal foi muito produtivo e aconteceu em um momento no qual a comunicação digital passou a ter um protagonismo ainda maior na vida dos profissionais das mais diversas áreas.
Treinamentos como esse, cujo foco é a comunicação digital, é algo que já desenvolvemos há muito tempo e que sabemos que será uma necessidade ainda maior daqui em diante.
Afinal, o digital vai ser cada vez mais constante no dia a dia corporativo e é imprescindível preparar empresas, líderes e profissionais para se adaptarem a esse ambiente online.
Obrigada, Laerdal, e até a próxima!